Propagandas nas Redes Sociais e o Problema da Desinformação
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2020.43.1795Keywords:
Redes Sociais, Combate à Desinformação, Algoritmo Aprendizado ProfundoAbstract
As Redes Sociais vieram para potencializar nossa capacidade de comunicação e são veículos importantes para a disseminação de ideias e notícias. Entretanto, combater a desinformação é como lutar contra um adversário. Com base no que aprendemos das eleições americanas de 2016, investigamos um mecanismo de defesa que poderia ser implantado nas eleições brasileiras de 2018. A ideia foi criar um sistema que trouxesse alguma transparência e permitisse auditar o uso de propagandas políticas no Facebook ao longo das eleições brasileiras. Para isto, treinamos um algoritmo baseado em aprendizado profundo, que se mostrou capaz de distinguir propagandas políticas de não políticas de forma muito precisa. Ao aplicar tal algoritmo nas propagandas do nosso banco, encontramos várias propagandas eleitorais (propagandas políticas feitas no período eleitoral) que não estavam no banco de dados do Facebook, ou seja, não foram declaradas como política pelo anunciante. Salienta-se que as mudanças em termos de políticas públicas para mitigar o problema da desinformação estão acontecendo aos poucos, mas não dá pra debater apenas o problema da desinformação no WhatsApp e deixar brechas em outras plataformas, como a do Facebook.
Downloads
Referências
SPEICHER, T.; ALI, M.; VENKATADRI, G.; RIBEIRO, F.; ARVANITAKIS, G.; BENEVENUTO, F.; GUMMADI, K.P.; LOISEAU, P.; MISLOVE, A. Potential for Discrimination in Online Targeted Advertising. Journal of Machine Learning Research. Volume 81. Number 1. Pages 5—19. 2018.
ANDREOU, A.; SILVA, M.; BENEVENUTO, F.; GOGA, O.; LOISEAU, P.; MISLOVE, A. Measuring the Facebook Advertising Ecosystem. Network and Distributed System Security Symposium (NDSS), San Diego, USA. 2019.
RIBEIRO, F. N; SAHA, K.; BABEI, M.; HENRIQUE H.; MESSIAS, J.; BENEVENUTO F.; GOGA, O.; GUMMADI K.; REDMILES, E.M. On Microtargeting Socially Divisive Ads: A Case Study of Russia-Linked Ad Campaigns on Facebook. ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAT*), Atlanta, Georgia. 2019.
SILVA, M.; OLIVEIRA, L. S.; ANDREOU, A.; VAZ DE MELO, P. O. S.; GOGA, O.; BENEVENUTO, F. Facebook Ads Monitor: An Independent Auditing System for Political Ads on Facebook. In Proceedings of the Web Conference (WWW), Taipei, Taiwan. 2020.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2021 Computação Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.