Inovação na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2021.45.4428Keywords:
Educação, Inovação, CurriculoAbstract
O artigo apresenta o conceito de inovação educacional e traz reflexões sobre inovação curricular e criação de novas carreiras ligadas à computação. Ressalta a necessidade de uma formação em Computação mais ampla que dialogue com outras áreas de conhecimento e que considere o empreendedorismo e a abordagem Maker. Cita ainda dois produtos educacionais desenvolvidos por empresas de alunos, egressos e professores da computação da Univali. Por fim, convida os professores a repensarem o ensino como sendo um processo de Design de Experiência de Aprendizagem, que estimula a inovação e a transformação com ética e responsabilidade.
Downloads
Referências
Froebel, Friedrich (2010). Inventing Kindergarten. Cosmo Publications
Montessori, M. (1981) La mente del Bambino. Ed. Garzanti.
Dewey, J. (1986). Experience and education. The educational forum (Vol. 50, No. 3, pp. 241-252). Taylor & Francis Group.
Freire. P.(2011) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz.
Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books.
Campos, F; Blikstein, P. (2019) Inovações Radicais na Educa’~Cao Brasileira. Ed Penso.
Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017) Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Keller-Franco, E.; Masetto, Marcos T. (2012) Currículo por Projetos no Ensino Superior: Desdobramentos Para a Inovação e Qualidade na Docência. Revista Triangulo, v. 5, n. 2.
Estudos Digital. (2020) Currículos Inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pósdigital. Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Ano 32, n. 44. - Brasília: ABMES Editora, 2020
Masetto, M. T. (Org.)(2015) Formação de professores para currículos inovadores no ensino superior: um estudo num curso de direito. Revista E-Curriculum v.13, n.1 p. 5-27 jan. / mar. 2015. Disponível em: [link]
Pereira, E.M.A. & Bagnato, M.H. (2010). Inovações curriculares: experiências em desenvolvimento em uma universidade pública. Revista Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2. (pp. 200-213).
ZORZO, Avelino F. ; RAABE, André Luís Alice ; BRACKMANN, C. (2018) Computação, o vetor de transformação da sociedade. In: Débora Foguel; Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl. (Org.). Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, v. 1, p. 154-164.
Gomes, Alex S.; Silva, Paulo A. (2016) Design de experiências de aprendizagem: Criatividade e inovação para o planejamento das aulas. Editora Pipa.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.