Taxonomia de Ambientes de Inovação: uma proposta de articulação entre teoria e prática no planejamento de ecossistemas urbanos baseados no conhecimento

Authors

  • Flavia Siqueira Fiorin Tecnopuc Parque Científico e Tecnológico da PUCRS; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Luis Nicolas Audy Tecnopuc Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
  • Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

ecossistemas de inovação, ambientes de inovação, taxonomia, KBUD, políticas públicas

Abstract

O impacto que ecossistemas de inovação tem alcançado em estratégias de desenvolvimento socioeconômico, impulsiona a necessidade de compreender os ambientes que os estruturam e compõem. Este artigo investiga os conceitos de ambientes de inovação, articulando-a aos fundamentos teóricos dos ecossistemas de inovação e ao modelo de desenvolvimento urbano baseado no conhecimento (KBUD). Busca-se identificar as características essenciais de funcionamento e composição de ambientes de inovação, de forma a contribuir para a formulação de políticas públicas e o planejamento urbano por meio da qualificação conceitual e operacional dos Organized Innovation Spaces (OIS). Ao analisar seis tipos de ambientes – parques científicos e tecnológicos, distritos de inovação, campi de co-inovação industrial, áreas de inovação, incubadoras e living labs – o artigo destaca suas características estruturais, modelos de governança, formas de articulação com os atores do ecossistema e potenciais impactos no território. A análise busca subsidiar o desenho de infraestruturas urbanas alinhadas aos pilares econômico, sociocultural, institucional e urbano-ambiental do KBUD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUDY, J. L. N.; PIQUÉ, J. M. Dos parques científicos e tecnológicos aos ecossistemas de inovação. ANPROTEC – Tendências. Brasília: ANPROTEC, 2016.

CARAYANNIS, E. G.; CAMPBELL, D. F. J. “Mode 3” and “Quadruple Helix”: toward a 21st-century fractal innovation ecosystem. International Journal of Technology Management, v. 46, n. 3/4, p. 201-234, 2009.

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Infraestrutura para ambientes de inovação no Brasil. Brasília: MCTI, 2024.

SANZ, L. et al. A Taxonomy of Organised Innovation Spaces. Joint Research Centre, European Commission, 2023.

SPINOSA, H. S. et al. Cidades e inovação: um panorama sobre distritos, ambientes e ecossistemas de inovação. Revista T&C Amazônia, v. 44, n. 1, p. 48-63, 2018.

YIGITCANLAR, T.; LÖNNQVIST, A.; BABAOGLU, C. Benchmarking knowledge- based urban development performance: results from the international comparison. Cities, v. 41, S1, p. S1-S16, 2014.

Downloads

Published

2025-12-22

Issue

Section

Artigos