O Futuro da Educação em IA: Pública, Privada ou Institucional?
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2020.43.1794Keywords:
Educação em Computação, Inteligência Artificial e Educação, Currículo de Referência em ComputaçãoAbstract
A educação superior brasileira é guiada por diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério de Educação (MEC). Comunidades estruturadas, como Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), podem articular a estruturação dessas diretrizes, contribuindo para uniformizar os currículos nacionais. Observando tanto o cenário nacional quanto internacional, a Inteligência Artificial (IA) faz parte das diretrizes dos currículos de referência. A IA tem como ponto de partida conteúdos presentes nos currículos de cursos de computação, pois inclui pensamento computacional, linguagens de programação, construção de sistemas, eletrônica, robótica, banco de dados e a base matemática necessária. Porém, a educação em Inteligência Artificial apresenta desafios a serem superados. Assim, este artigo faz parte de um contexto maior que foi discutido em um painel do CSBC-SECOMU 2020. Este painel e as discussões relacionadas à formação educacional que se fez presentes no CSBC e no WEI formarão uma baseline para as decisões da SBC sobre a atualização de seus currículos de referência.
Downloads
Referências
Portal MEC, Resolução No. 5/2016, acesso em 08/10/2020.
SBC 2017. Referenciais de Formação para Cursos de Graduação em Computação. Disponível em: [link]. Acesso em 08 de nov. de 2017.
ACM Education Board. CC2020 Paradigms for Future Computing Curricula. Disponível em: [link]. Acesso em 08 de nov. de 2020.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2021 Computação Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.