#include <meninas.uff>: Desconstruindo Estereótipos como Ferramenta de Empoderamento das Mulheres na Área da Computação
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2755Keywords:
Mulheres na Computação, Empoderamento das mulheresAbstract
Em uma sociedade repleta de desigualdades socioeconômicas e de forças de poder que prejudicam diretamente as mulheres, a desconstrução dos estereótipos e a educação em tecnologia da informação pode abrir as portas para o empoderamento desse grupo. Este artigo compartilha ações do Projeto de extensão #include<meninas.uff> para promoção de maior equidade de gênero em Computação.
Downloads
Referências
AREAS, R.; ABREU, A.R.P.; SANTANA, A.E.; BARBOSA, M.C.; NOBRE, C. Gender and the scissors graph of Brazilian science: from equality to invisibility. osf.io/m6eb, 2020.
NIELSEN, M. W. et al. Gender diversity leads to better science. PNAS, 114 (8): 1740-1742, 2017.
STEELE, C. M; ARONSON, J. Stereotype threat and the intellectual test performance of African Americans. J. Pers Soc Psychol, 69: 797–811, 1995.
CALAZA, K. C.; ERTHAL, Fátima et al. Facing Racism and Sexism in Science by Fighting Against Social Implicit Bias: A Latina and Black Woman’s Perspective. Front. Psychol. 12:671481, 2021. doi: 10.3389/fpsyg.2021.671481.
AVELINO, M; SALGADO, L.C.C.; MOCHETTI, K; BRAVO, R.; LEITÃO. C. Factors Affecting Female Students Motivation Related to Enrollment and Retention in Information Technology Courses. Clei Electronic Journal, Volume 22, Number 2, 2019.
DRUMMOND, B.M; SALGADO, L.C.C. ; VITERBO, J. What Are the Challenges Faced by Women in the Games Industry? Anais do XVI Women in Information Technology, (WIT CSBC), 2022 (aceito para publicação).
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2022 Computação Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.