Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2777Keywords:
Transformação Digital, Letramento Digital, Empoderamento DigitalAbstract
Diante do cenário de Transformação Digital, se torna fundamental garantir que os membros da sociedade possam usufruir dos novos recursos tecnológicos, se integrando plenamente em suas comunidades. A Inclusão Digital, o Letramento Digital e a Qualificação Digital, são ações combinadas que garantem o Empoderamento Digital dos indivíduos, permitindo que tenham o acesso universal a informações, lhes conferindo a capacidade de selecioná-las e interpretá-las de forma crítica, gerando conhecimento em rede e criando novos espaços e mecanismos físicos e virtuais de participação social.
Downloads
Referências
DEMIRKAN, H., SPOHRER, J.C., WELSER, J.J., 2016. Digital innovation and strategic transformation. IT Prof. 18 (6), 14–18.
CHANIAS, S., Hess, T., 2016. Understanding digital transformation strategy formation: insights from Europe’s automotive industry. Pacific Asia Conference on Information Systems, Chiayi, Taiwan.
FITZGERALD, M., KRUSCHWITZ, N., BONNET, D., & WELCH, M. (2014). Embracing digital technology: A new strategic imperative. MIT sloan management review, 55(2), 1.
VIAL, G. (2021). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Managing Digital Transformation, 13-66.
AISSAOUI, N. (2021). The digital divide: a literature review and some directions for future research in light of COVID-19. Global Knowledge, Memory and Communication.
DE MOURA, L. M. F., LUCIANO, E. M., PALACIOS, R. A., & WIEDENHÖFT, G. C. (2020). Exclusão Digital em processos de Transformação Digital: uma revisão sistemática de literatura. Gestão. Org, 18(2), 198-213.
CHETTY, K., QIGUI, L., GCORA, N., JOSIE, J., WENWEI, L., & FANG, C. (2018). Bridging the digital divide: measuring digital literacy. Economics, 12(1).
IGLESIAS-RODRÍGUEZ, A.; PÉREZ-ESCODA, A. A world of digital competences: mobile apps, e-citizenship and computational systems as learning tools. In: Proc. 5th Int. Conf. Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality. 2017.
CHETTY, K., ANEJA, U., MISHRA, V., GCORA, N., & JOSIE, J. (2018). Bridging the digital divide in the G20: skills for the new age. Economics, 12(1).
TISSENBAUM, M., SHELDON, J., SEOP, L., LEE, C. H., & LAO, N. (2017, April). Critical computational empowerment: Engaging youth as shapers of the digital future. In 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 1705-1708). IEEE.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2022 Computação Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.