Letramentos Digitais Críticos: por uma Formação Ética e Cidadã

Authors

  • Daniele Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Terezinha Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2781

Keywords:

Letramentos Digitais Críticos, Habilidades, Cultura Digital

Abstract

A partir da conceitualização de letramentos digitais, este texto apresenta as dimensões, os pilares e as habilidades para letramentos digitais. Com base neles, identifica o "lugar da crítica" e reflete sobre os letramentos digitais críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Computação pela UFF; professor do Instituto de Computação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, pesquisador do LAVI e do LêTECE da UFMT. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq; membro da diretoria da SBC,  consultor do Programa Meninas Digitais, coordenador do Meninas Digitais Mato Grosso e projeto DAVI. Entre outros, seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, governo eletrônico, legado digital pós-morte, tecnologias na educação e STE(A)M, gênero e raça.

Terezinha Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com doutoramento sanduíche pela Universidade Aberta (UAb) Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece/UFMT) e Docência e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ). 

Referências

MACIEL, Cristiano; VITERBO, José (Org.) . COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE: A SOCIEDADE - VOLUME 2. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. 269p.

MACIEL, Cristiano. A internet como ferramenta educacional. 2. ed. Cuiabá: UFMT, 2014.

ROSA, Fernanda Ribeiro. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. VI Congresso Consad de Gestão Pública. 2013.

SAITO, Fabiano Santos; SOUZA, Patrícia Nora de. (Multi)letramento(s) difital(is): por uma revisão de literatura crítica. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 1, p. 109-143, 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2017.

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Ondas em Ressonância: Letramentos Digitais de Estudantes na Universidade Aberta de Portugal. 2016. 364 f. Tese. (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2016

TREVISAN, Daniele. Letramentos Digitais Críticos: habilidades mobilizadas por estudantes universitários em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2019

BUZATO, Marcelo El Khouri. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. 284 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007

Downloads

Published

2022-08-07

Como Citar

Trevisan, D., Maciel, C., & Fernandes, T. (2022). Letramentos Digitais Críticos: por uma Formação Ética e Cidadã. Computação Brasil, (48), 30–33. https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2781

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)