Formando Profissionais sob a Perspectiva da Evolução na Adoção de Sistemas em Nuvem
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2024.52.4599Keywords:
Computação em nuvem, IaaS/PaaS/SaaS, Responsabilidade compartilhada, Catálogos de vulnerabilidades, Ensino mão-na-massa em LaboratórioAbstract
Um sistema de software é construído com diferentes componentes criados por diferentes fornecedores, cada qual com seu nível de maturidade de desenvolvimento. A segurança desses sistemas, especialmente na era da Inteligência Artificial Generativa e computação em nuvem, demanda novas abordagens de ensino. Essencial é a compreensão dos modelos de serviço em nuvem (IaaS, PaaS, SaaS), responsabilidade compartilhada, normas (ISO 27001, NIST CSF, ISO/IEC 15408), e catálogos de vulnerabilidades, entre outros. O ensino de segurança cibernética torna a compreensão de cada um destes aspectos um novo desafio acadêmico que requer adaptações curriculares e o uso de novas plataformas educacionais para sala de aula e laboratórios que de fato preparem os profissionais para um mercado em constante evolução.
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Referências
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