Enfrentando o Deserto Digital. Uma Tarefa Multifacetada: Educação, Indústria e Políticas

Authors

  • Marcelo Duduchi Faculdade de Tecnologia de São Paulo / Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Daniel Porto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5753/compbr.2025.53.5587

Keywords:

Deserto Digital, Educação, Indústria, Políticas

Abstract

Este artigo discute como o Brasil pode enfrentar os desafios do Deserto Digital, uma tarefa multifacetada que envolve educação, indústria e políticas públicas. Explora a importância de políticas educacionais robustas para moldar o futuro da computação no país, capacitando uma nova geração de cidadãos, profissionais e pesquisadores que impulsionam a inovação e a competitividade nacional. Explora também, estratégias e diretrizes políticas que visam mudar esta cenário de desigualdades e impulsionar o avanço tecnológico no campo da computação em nosso país, desde investimentos em pesquisa e desenvolvimento até políticas de incentivo à inovação e à adoção de tecnologias emergentes por indústrias de Tecnologia da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANCO MUNDIAL. Avaliação da Infraestrutura no Brasil: Desenvolvimento de uma resposta resiliente, sustentável e inclusiva no processo de recuperação do Brasil. World Bank, 2022.

ABES. Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendências, 2023. 1ª ed. São Paulo: ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software, 2024.

IBGE. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

SOFTEX. Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: Caracterização e Trajetória Recente. Brasília: Softex, 2024.

Downloads

Published

2025-02-19

Como Citar

Duduchi, M., & Porto, D. (2025). Enfrentando o Deserto Digital. Uma Tarefa Multifacetada: Educação, Indústria e Políticas. Computação Brasil, (53), 19–22. https://doi.org/10.5753/compbr.2025.53.5587

Issue

Section

Artigos