Percepção e desenvolvimento de soft skills em discentes de Computação: Experiências do Programa Capacitação 4.0 da Unidade EMBRAPII do IFPB
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2023.51.3989Keywords:
Habilidades socioemocionais, PBL (Problem/Project Based Learning), Matriz de Soft Skills, Desenvolvimento de soft e hard skills em estudantes de ComputaçãoAbstract
O trabalho relata as experiências do primeiro ciclo do Programa Capacitação 4.0 da Unidade EMBRAPII do Instituto Federal da Paraíba, que possui o objetivo de apoiar a capacitação em soft skills via abordagem PBL (Problem/Project Based Learning) a discentes dos níveis de Ensino Médio, graduação e mestrado de Computação, para atuação em pesquisa aplicada voltada para a indústria. Foi utilizada a Matriz de Soft Skills desenvolvida pela EMBRAPII em parceria com o Senai, contemplando dez competências e suas habilidades, alinhadas com aquelas destacadas no Fórum Econômico Mundial. O impacto do Capacitação 4.0 foi verificado continuamente e, após 12 meses de acompanhamento, foram gerados Radares de Soft Skills, com a evolução no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos discentes, e Mapas de Aprendizagem individuais, como evidência do seu aprendizado.
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EMBRAPII. Manual de Capacitação 4.0 EMBRAPII. São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 jun. 2023.
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