Percepção e desenvolvimento de soft skills em discentes de Computação: Experiências do Programa Capacitação 4.0 da Unidade EMBRAPII do IFPB

Authors

  • Alexandre Fonseca D'Andrea Instituto Federal da Paraíba
  • Erick Augusto Gomes de Melo Instituto Federal da Paraíba
  • Francisco Petrônio Alencar de Medeiros Instituto Federal da Paraíba
  • Heremita Brasileiro Lira Instituto Federal da Paraíba
  • Narjara Bárbara Xavier Silva Link Soluções Ecoinovadoras / Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5753/compbr.2023.51.3989

Keywords:

Habilidades socioemocionais, PBL (Problem/Project Based Learning), Matriz de Soft Skills, Desenvolvimento de soft e hard skills em estudantes de Computação

Abstract

O trabalho relata as experiências do primeiro ciclo do Programa Capacitação 4.0 da Unidade EMBRAPII do Instituto Federal da Paraíba, que possui o objetivo de apoiar a capacitação em soft skills via abordagem PBL (Problem/Project Based Learning) a discentes dos níveis de Ensino Médio, graduação e mestrado de Computação, para atuação em pesquisa aplicada voltada para a indústria. Foi utilizada a Matriz de Soft Skills desenvolvida pela EMBRAPII em parceria com o Senai, contemplando dez competências e suas habilidades, alinhadas com aquelas destacadas no Fórum Econômico Mundial. O impacto do Capacitação 4.0 foi verificado continuamente e, após 12 meses de acompanhamento, foram gerados Radares de Soft Skills, com a evolução no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos discentes, e Mapas de Aprendizagem individuais, como evidência do seu aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EMBRAPII. Manual de Capacitação 4.0 EMBRAPII. São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 jun. 2023.

Downloads

Published

2023-12-28

Como Citar

D’Andrea, A. F., Melo, E. A. G. de, Medeiros, F. P. A. de, Lira, H. B., & Silva, N. B. X. (2023). Percepção e desenvolvimento de soft skills em discentes de Computação: Experiências do Programa Capacitação 4.0 da Unidade EMBRAPII do IFPB. Computação Brasil, (51), 25–30. https://doi.org/10.5753/compbr.2023.51.3989

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)