Plataforma de Motivação e Auxílio ao Aprendizado Colaborativa Prévio de Lógica de Programação e Arquitetura de Computadores

Authors

  • Gustavo Lopes Rodrigues PUC-MG
  • Carlos Augusto Paiva da Silva Martins PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2023.4832

Keywords:

Tecnologia da Informação, metodologias de aprendizado, qualidade do ensino, mentoria, lógica de programação, arquitetura de computadores, Hackathon, ambientes acadêmicos

Abstract

Com as mudanças que podem ser observadas no mundo, sobretudo causadas pela área da Tecnologia da Informação, novas metodologias estão sendo criadas para facilitar o aprendizado dos alunos, melhorando a qualidade do ensino e aumentando a satisfação dos estudantes. Este trabalho apresenta uma metodologia, utilizando uma plataforma experimental de mentoria chamada Plataforma de Auxílio ao Aprendizado Colaborativo (PAAC), para incentivar a discussão e prática de atividades exploratórias com o objetivo de ajudar os alunos a aprender lógica de programação e arquitetura de computadores. Convidamos alunos ingressantes nos cursos do Ciência e Engenharia da Computação, para participarem de uma semana de Hackathon, para a realização de práticas colaborativas de lógica de programação e Arduíno. A experiência teve alguns resultados favoráveis no processo da formação do conhecimento dos alunos e da socialização dos mesmos, o que pode sugerir uma expansão e melhorias com base em feedback dos participantes, além de incentivo a projetos similares em ambientes acadêmicos e escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

H. C. de Freitas, “Post-lockdown education: an overview of a computer architecture discipline,” International Journal of Computer Architecture Education, vol. 11, no. 1, pp. 1–13, 2022. [Online]. Available: [link]

L. M. S. Passos, C. Murphy, R. Chen, M. Santana, and G. Passos, “Association of positive and negative feelings with anxiety and depression symptoms among computer science students during the covid-19 pandemic,” in Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2022, pp. 50–56. [Online]. Available: [link]

F. C. Z. e Tarcisio Dorn de Oliveira, “Metodologias ativas: Uma reflexÃo teÓrica sobre o processo de ensino e aprendizagem,” CIET:EnPED, 2018. [Online]. Available: [link]

I. CALSING and L. Heidemann, “Um estudo sobre a influÊncia de um programa de mentoria na motivaÇÃo para a persistÊncia de licenciandos em fÍsica durante o ensino remoto emergencial,” Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), vol. 25, 01 2023.

K. Oyetade, T. Zuva, and A. Harmse, “Educational benefits of hackathon: A systematic literature review,” World Journal on Educational Technology: Current Issues, vol. 14, pp. 1668–1684, 11 2022.

“Imagine, program, share.” [Online]. Available: [link]

E. Pasternak, R. Fenichel, and A. N. Marshall, “Tips for creating a block language with blockly,” in 2017 IEEE Blocks and Beyond Workshop (BB), 2017, pp. 21–24.

cra16, “cake-core,” [link], 2015.

“Blocklyvhdl,” [link], acesso em: 07 março 2023.

M. C. Wildson, E. Franzen, and E. R. Gomes, “Helpblock: uma ferramenta web baseada na biblioteca blockly para apoio ao ensino de algoritmos,” Revista Tecnologias na Educação, vol. 25, 2018.

“Circuits on tinkercad.” [Online]. Available: [link]

B. Ferreira and C. A. Martins, “Arduino virtual no tinkercad circuits como motivação ao aprendizado prévio de arquitetura de computadores,” in Anais Estendidos do XXI Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2020. [Online]. Available: [link]

B. G. P. Cunha and C. A. Martins, “A double-phase evolvable hardware architecture learning platform: Design, simulation, and prototyping testbed,” in International Journal of Computer Architecture Education. SBC, 2022. [Online]. Available: [link]

C. Craig and R. Kay, “Examining the discord application in higher education: A systematic review of the literature,” vol. 2, pp. 52–66, 01 2023.

H. Elebaed, E. Saeid, and Y. Yousif, “Assessment of the applicability of using telegram as a learning management system,” vol. 5, pp. 1–7, 12 2021.

[Online]. Available: [link]

“Let’s build from here.” [Online]. Available: [link]

“fast-version-control.” [Online]. Available: [link]

Replit, “The collaborative browser based ide.” [Online]. Available: [link]

“Where technical teams document.” [Online]. Available: [link]

Published

2023-06-01

Cómo citar

Rodrigues, G. L., & Martins, C. A. P. da S. (2023). Plataforma de Motivação e Auxílio ao Aprendizado Colaborativa Prévio de Lógica de Programação e Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 12(1), 11–20. https://doi.org/10.5753/ijcae.2023.4832

Issue

Section

Artículos Completos