Uma Abordagem Integrada de Hardware e Software para o Aprendizado de Subsistemas de Entrada/Saída em Projetos de Sistemas Computacionais
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2020.4838Keywords:
projeto de sistemas computacionais, subsistemas de entrada/saída, simulador computacional, apoio ao aprendizadoAbstract
O estudo dos conceitos relacionados à interação do sistema com o ambiente externo é um dos pontos mais importantes no aprendizado em projetos de sistemas computacionais modernos, tais como os da Internet das Coisas, Robótica e Automação. Esses conceitos são tão amplos e complexos, pois envolvem aspectos como interfaces, canais e protocolos de comunicação, bem como dispositivos de entrada/saída, que são tratados de forma superficial em aulas predominantemente teóricas e, na literatura, não possui o suporte adequado dos simuladores computacionais, os quais têm sido amplamente utilizados para apoio à aplicação prática dos conceitos teóricos. Este artigo apresenta um novo recurso do Subsistema de Entrada/Saída do simulador computacional CompSim, que conta com uma abordagem integrada de hardware e software, para suportar os processos de aprendizagem prática no projeto da interação entre o sistema computacional e seus respectivos periféricos. O recurso proposto inclui uma interface de entrada/saída padronizada que automatiza a conexão de novos periféricos, sendo eles desenvolvidos em software ou com uso de componentes eletrônicos físicos, ao sistema computacional simulado. A abordagem proposta tem sido empregada em diferentes cursos e os resultados mostram que, ao permitir simulação e construções práticas de periféricos, aumenta-se o potencial do processo de ensino-aprendizagem em subsistemas de Entrada/Saída.
Descargas
Citas
ACM. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society, “Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science,” 2013.
A. F. Zorzo, D. Nunes, E. Matos, I. Steinmacher, J. Leite, R. M. Araujo, R. Correia and S. Martins, “Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação,” in Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017.
E. Larraza-Mendiluze and N. Garay-Vitoria, “Approaches and tools used to teach the computer input/output subsystem: A survey,” in IEEE Transactions on Education, v. 58, n. 1, pp. 1-6, 2014.
S. R. Fernandes and I. S. Silva, “Relato de Experiência Interdisciplinar Usando MIPS,” in International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), V. 6, n. 1. pp. 52-61, 2017.
P. H. Penna and H. C. Freitas, “Análise e Avaliação de Simuladores de Sistemas Completos para o Ensino de Arquitetura de Computadores”, in International Journal of Computer Architecture Education, V. 2, N.1. pp. 13-16, 2013.
L. Duenha and R. Azevedo, “Utilização dos Simuladores do MPSoCBench para o Ensino e Aprendizagem de Arquitetura de Computadores,” in International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), V. 5, n. 1. pp 26-31, 2016.
G. A. R. M. Esmeraldo, C. S. R. Mendes, L. F. Cartaxo and E. B. Lisboa, “Apoio ao Aprendizado em Arquitetura e Organização de Computadores: Um Estudo Comparativo entre Simuladores Computacionais,” in Revista Tecnologias na Educação, v. 31, pp. 1-17, 2019.
W. Stallings, “Computer Organization and Architecture. 10th Edition,” Pearson, 2017.
A. Kurniawan, "Introduction to Arduino Boards and Development," in Arduino Programming with. NET and Sketch, Apress, pp. 1-19, 2017.
M. Black, “Export to arduino: a tool to teach processor design on real hardware,” in Journal of Computing Sciences in Colleges, 31(6), pp.21-26, 2016.
A. M. A. Neto, J. A. dos S. Borges and G. P. Silva, “Extensão do Simulador SimuS com uso do Protocolo Firmata,” in XVIII Workshop de Iniciação Científica do XVII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WIC-WSCAD), pp.123-128, 2017.
R. A. Hexsel and R. Carmos, “cMIPS – uma Ferramenta Pedagógica para o Estudo de Arquitetura,” in International Journal of Computer Architecture Education, v.2, n.1, pp. 29-32, 2013.
B. Nikolic, Z. Radivojevic; J. Djordjevic and V. A. Milutinovic, “Survey and Evaluation of Simulators Suitable for Teaching Courses in Computer Architecture and Organization,” in IEEE Transactions on Education, Vol. 52, No. 4, 2009.
G. A. Esmeraldo and E. B. Lisboa, “Uma Ferramenta para Exploração do Ensino de Organização e Arquitetura de Computadores”, in International Journal of Computer Architecture Education, v.6, n.1, pp. 68-75, 2017.
P. F. Gonçalves and J. Duraes, “An Arduino Simulator for Practical Embedded Programming Teaching,” in International Symposium on Ambient Intelligence and Embedded Systems, 2019.
T. Katayama, T. Nishida, Y. Kita, H. Yamaba, K. Aburada and N. Okazaki, “Implementation of Arduino Simulator ADVIS Visualizing the Value of Voltage on the Circuit,” in Journal of Robotics, Networking and Artificial Life, 5(4), pp. 249-252, 2019.
M. Awedh and A. Mueen, "Teaching Computer Organization Using Field Programmable Gate Array: An Incremental Approach," in Asian Journal Of Advanced Basic Sciences, vol.4, n.1, pp. 5-11, 2016.
M. A. S. Xavier, J. C. Rodrigues and O. A. L. Júnior, “Simuladores de Memória Cache, um Estudo Comparativo Direcionado ao Ensino,” in Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC 2011), pp. 7-12, 2011.
K. Keutzer, A. R. Newton, J. M. Rabaey and A. Sangiovanni-Vincentelli, "System-level design: orthogonalization of concerns and platform-based design," in IEEE transactions on computer-aided design of integrated circuits and systems, 19(12), pp. 1523-1543, 2000.
G.. Esmeraldo, E. Barbosa, L. F. Cartaxo, C. S. R. Mendes, “Aprendizado Prático de Subsistemas de Entrada/Saída em Projetos de Sistemas Computacionais com Suporte do Simulador CompSim,” in Comunicações em Informática, v. 4, pp. 15-19, 2020.
Descargas
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2020 Os autores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.