Proposta de Ensino de Arquitetura de Computadores com Gamificação e Realidade Aumentada

Authors

  • Geofrangite Câmara da Silva UFERSA / UERN
  • Leiva Casemiro Oliveira UFERSA
  • Sílvio Roberto Fernandes UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2018.4854

Keywords:

Realidade Aumentada, Gamificação, Organização e Arquitetura de Computadores, MIPS

Abstract

Neste artigo é apresentado um simulador que faz uso de Realidade Aumentada com uma abordagem de gamificação para o ensino/aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores. O objetivo dessa proposta é permitir maior integração entre o principal livro usado nesta disciplina, “Organização e Projeto de Computadores” de Patterson e Hennessy, e o simulador proposto. Para isso, tal simulador reconhece as figuras do livro e cria modelos 3D sobre elas, por meio da realidade aumentada, com os quais o aluno pode interagir obtendo informações e visualizando o funcionamento interno do processador MIPS. As figuras apresentadas no livro seguem uma ordem na qual refinam o nível de detalhamento, assim o simulador proposto utiliza os aspectos de gamificação para usar tais figuras como fases de um jogo. A ferramenta proposta ainda inclui avaliação do conhecimento de cada fase, de modo que essa avaliação é responsável por determinar se o usuário poderá avançar para a próxima fase.

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Published

2018-12-01

Cómo citar

Silva, G. C. da, Oliveira, L. C., & Fernandes, S. R. (2018). Proposta de Ensino de Arquitetura de Computadores com Gamificação e Realidade Aumentada. International Journal of Computer Architecture Education, 7(1), 39–47. https://doi.org/10.5753/ijcae.2018.4854

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