Relato de Experiência Interdisciplinar Usando MIPS
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2017.4866Keywords:
Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, MIPS, MARS, InterdisciplinarAbstract
O desafio de despertar o interesse dos alunos de ciência da computação para disciplinas voltadas para o hardware tem proporcionado criação de metodologias e experimentos de ensino. Comumente essas soluções são isoladas para cada disciplina. Assim, este artigo apresenta um relato de um conjunto de atividades práticas nas disciplinas de Organização e Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais com base no MIPS e suas ferramentas, principalmente o MARS. A aplicação dessas práticas tem se mostrado efetiva na taxa de sucesso das disciplinas e sua utilização também tem sido aprovada pelos alunos.
Descargas
Citas
W. L. de Oliveira, G. H. Arruda, and R. A. Bittencourt, “Uso do método PBL no ensino de arquitetura de computadores,” 2007.
Wagner L. A. de Oliveira, Anfranserai M. Dias, Antonio L. Apolinário Júnior, Angelo A.Duarte, and Tiago de Oliveira, “Ensino de Arquitetura de Computadores: Uma Abordagem Utilizando a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas,” in Arquitetura de Computadores: educação, ensino e aprendizado, Carlos Augusto Paiva da Silva Martins, Philippe Olivier Alexandre Navaux, Rodolfo Jardim de Azevedo, and Sérgio Takeo Kofuji, Eds. SBC, 2012.
R. de Oliveira Duarte and P. F. Donoso-Garcia, “Ensino Prático de Projeto de Processadores Segundo uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem baseada em Projetos na Escola de Engenharia da UFMG.”
Z. Gao, G. Xue, G. Dai, and X. Wei, “Applying Two New Methods to the Teaching of Computer Architecture,” in 2010 10th IEEE International Conference on Computer and Information Technology, 2010, pp. 2109–2113.
P. H. Penna and H. C. Freitas, “Análise e Avaliação de Simuladores de Sistemas Completos para o Ensino de Arquitetura de Computadores.”
K. Vollmar and P. Sanderson, “A MIPS Assembly Language Simulator Designed for Education,” J. Comput. Sci. Coll., vol. 21, no. 1, pp. 95–101, 2005.
K. Vollmar and P. Sanderson, “MARS: An Education-Oriented MIPS Assembly Language Simulator,” in ACM SIGCSE, 2006, pp. 239–243.
A. L. Torres and A. V. Brito, “Extensão do Ptolemy para o ensino de Organização e Arquitetura de Computadores,” in Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores, 2011, p. 13.
J. Ge, B. Ye, X. Fei, and B. Luo, “A Novel Practical Framework for Operating Systems Teaching,” in 2009 International Conference on Scalable Computing and Communications; Eighth International Conference on Embedded Computing, 2009, pp. 596–601.
J. Hill, C. K. Ray, J. R. Blair, and C. A. Carver Jr, “Puzzles and games: addressing different learning styles in teaching operating systems concepts,” in ACM SIGCSE Bulletin, 2003, vol. 35, pp. 182–186.
J. Nieh and C. Vaill, “Experiences teaching operating systems using virtual platforms and linux,” SIGCSE Bull, vol. 37, no. 1, pp. 520–524, 2005.
H. Yi-Ran, Z. Cheng, Y. Feng, and Y. Meng-Xiao, “Research on teaching operating systems course using problem-based learning,” in 2010 5th International Conference on Computer Science & Education, 2010, pp. 691–694.
R. A. Hexsel and R. Carmo, “cMIPS–uma Ferramenta Pedagógica para o Estudo de Arquitetura,” in WEAC’13: Workshop sobre Educaçao em Arquitetura de Computadores, 2013, pp. 1–4.
A. M. Oliveira, J. R. B. Garay, A. C. L. Rodrigues, J. F. Justo, and S. T. Kofuji, “A Teaching Methodology Based On The ALU 8bit RISC Design VLSI Full Custom for Classes on Computer Architecture and Digital Electronic,” Int. J. Comput. Archit. Educ. IJCAE, vol. 2, no. 1, pp. 25–28, 2013.
C. A. Zeferino, A. L. A. Raabe, P. V. Vieira, and M. C. Pereira, “Um Enfoque Interdisciplinar no Ensino de Arquitetura de Computadores,” C Martins P Navaux R Azevedo Kofuji Arquitetura Comput. Educ. Ensino E Aprendizado, 2012.
P. V. Vieira, A. L. A. Raabe, and C. A. Zeferino, “Bipide: Ambiente de desenvolvimento integrado para utilização dos processadores bip no ensino de programação,” XX SBIE, 2009.
L. S. G. de Carvalho and F. G. Nakamura, “Práticas de Ensino na Disciplina de Circuitos Lógicos.”
“KTechlab.” [Online]. Available: [link].
Cisco Systems Inc., “Cisco Binary Game.” [Online]. Available: [link].
D. Patterson and J. Hennessy, Organização e projeto de computadores – a interface hardware software., 4th ed. Campus, 2013.
A. S. Tanenbaum, “MINIX 3.” [Online]. Available: [link].
A. S. Tanenbaum, Sistemas Operacionais. Projeto e Implementação, 3rd ed. Bookman, 2008.
D. Harris and S. Harris, Digital Design and Computer Architecture, 2nd ed. 2012.
P. Sanderson and K. Vollmar, “An Assembly Language I.D.E. To Engage Students Of All Levels,” presented at the 2007 CCSC, 2007.
D. Patterson and J. Hennessy, Computer Organization and Design: the Hardware/Software Interface, 3rd ed. San Francisco: Elsevier, 2005.
Altera, “DE2-115 Development and Education Board,” 2013. [Online]. Available: [link].
B. Wanderley Neto, Arquitetura de Computadores: A visão do software. CEFET-RN, 2005.
M. R. D. Araujo, F. L. C. Padua, F. V. Andrade, and F. L. Correa-Junior, “MIPS X-Ray: A MARS Simulator Plug-in for Teaching Computer Architecture.,” iJES, vol. 2, no. 2, pp. 36–42, 2014.
J. C. Penha, G. Fontes, and R. Ferreira, “MIPSFPGA - Um Simulador MIPS Incremental com Validação em FPGA,” Int. J. Comput. Archit. Educ. IJCAE, vol. 5, no. 1, pp. 19–25, 2016.
Descargas
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2017 Os autores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.