Processador MIPS Implementado em Simulador Visual para uso na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2024.5342Keywords:
MIPS, Arquitetura de Computadores, Processador, Pipeline, logisimAbstract
Arquitetura e Organização de Computadores (AOC) é um componente curricular comum em cursos de Computação. Pelas características físicas dos objetos de estudo dessa matéria, não é possível trazermos para sala de aula uma forma de visualizarmos o funcionamento desses objetos como se estivéssemos enxergando as engrenagens de um relógio. A partir da observação de alguns estudos, verificamos que o uso de simuladores contribui para a melhoria dessa situação. Entretanto, normalmente esses softwares simulam o funcionamento da arquitetura mas não mostram como ela funciona ou carecem de formas para interagir com o circuito simulado. Neste trabalho, apresentamos o Projeto Aperture, e nele entregamos implementações incrementais de um processador MIPS, que vão desde o monociclo até um pipeline com encaminhamento e buffer de desvios, no simulador de circuitos digitais Logisim. Nesse projeto, pode-se executar códigos no processador, visualizar seu funcionamento e modificar o circuito. Com esse trabalho pretendemos colaborar com o ensino de AOC fornecendo um material que foca na visualização e interação do usuário com o circuito simulado.
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