ODS como Temática para a Prática em Circuitos Digitais: relato de experiência

Authors

  • Denise Stringhini UNIFESP
  • Thaína Aparecida Azevedo Tosta UNIFESP
  • Tiago de Oliveira UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2023.4826

Keywords:

circuitos digitais, ODS, extensão universitária

Abstract

Este artigo relata a experiência do uso dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU - como temática para a prática da disciplina de Circuitos Digitais no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp). A disciplina se insere no contexto da curricularização da extensão universitária e na implementação das novas diretrizes para os cursos de Engenharia. A experiência aqui descrita foi proposta durante a reformulação do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Computação. Este trabalho mostra os resultados preliminares desta implementação através de um relato de experiência em duas turmas de Circuitos Digitais no primeiro semestre de 2023. Seguindo uma abordagem de aprendizado baseado em projetos, os estudantes propuseram projetos de circuitos digitais com as temáticas dos ODS. A partir de alguns pré-requisitos técnicos propostos, os estudantes foram estimulados a entender os ODS com base na perspectiva de problemas globais, realizar pesquisas de campo em nível local para identificar estes problemas em suas comunidades e propor soluções em seus projetos. Como resultados preliminares, apresentamos uma seleção dos projetos propostos, cujas temáticas escolhidas apontam para a compreensão dos estudantes sobre os temas globais e o seu comprometimento ético com as comunidades que os cercam.

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Published

2023-12-01

Como Citar

Stringhini, D., Tosta, T. A. A., & Oliveira, T. de. (2023). ODS como Temática para a Prática em Circuitos Digitais: relato de experiência. International Journal of Computer Architecture Education, 12(2), 30–39. https://doi.org/10.5753/ijcae.2023.4826

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