Oficinas de Projeto com Plataformas baratas de Hardware – um relato de experiência

Authors

  • Sandro Neves Soares IFRS

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2019.4846

Abstract

A experiência de alguns anos de uso do Arduíno e do Raspberry PI, plataformas acessíveis para Internet das Coisas, no ensino de conteúdos e na confecção de artefatos associados a Organização e Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores, é apresentada na forma de um estudo de caso relacionado à educação, sobretudo como uma iniciativa para o incentivo e ampliação da participação de alunos do ensino médio. A origem deste projeto foi tão somente o oferecimento de cursos introdutórios a estas duas plataformas; depois surgiu uma aplicação, um sistema de monitoramento residencial, que despertou interesses e ainda serve de bancada para experimentos por parte dos alunos; e, atualmente, são oferecidas Oficinas Makers, nas quais os alunos podem propor projetos ou engajar-se naqueles em andamento. Para participar das oficinas, o aluno deve fazer a formação Raspbery PI, uma sequência de seis minicursos introdutórios. Também são descritos, neste trabalho, os primeiros projetos concluídos pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

R.B. Rena, Introdução ao Kit de desenvolvimento Arduíno, Tutoriais PET-Tele, Universidade Federal Fluminense, 2018.

J. Williams, Raspberryp Pi 3: The Complete Step by Step Guide for Beginners, 2017.

S.N. Soares and F.R. Wagner, T&D-Bench - Innovative Combined Support for Education and Research, IEEE Transactions on Education, 2011.

V.B. da Silva and J.F.P. Cheiran, Análise do uso de microcontroladores como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de Arquitetura de Computadores, International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v.4, n.1, dezembro de 2015, p.1 a 4.

I.S.Silva, F.C.S.Júnior, T.Patrocínio and F.C.L.Alves, Aprendendo na Prática: Relato de Sequência de Atividades Práticas em Iniciação Científica Relacionadas à Arquitetura de Computadores, International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v.4, n.1, dezembro de 2015, p.5 a 8.

F. Fernandes et al, Utilização de Hardware Legado para o Ensino de CAD, International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v.3, n.1, dezembro de 2014, p.17 a 20.

R. R. dos Santos, Utilização de Plataformas de Hardware Aberto no Ensino: Um Estudo de Caso na Disciplina de Introdução à Engenharia de Computação, International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v.2, n.1, dezembro de 2013, p.37 a 40.

E. Brunvand, Using Surface-Mount Components in an Embedded Systems Lab, Workshop On Computer Architecture Education 2015.

D. Chaver, Y. Panchul, E. Sedano, D.M. Harris, R. Owen, Z. L. Kakakhel, B. Ableidinger and S. L. Harris, Practical experiences based on MIPSfpga, Workshop On Computer Architecture Education 2017.

W. Stallings, Arquitetura e Organização de Computadores, 10a edição, Editora Pearson, 2017.

Downloads

Published

2019-12-01

Como Citar

Soares, S. N. (2019). Oficinas de Projeto com Plataformas baratas de Hardware – um relato de experiência. International Journal of Computer Architecture Education, 8(1), 10–16. https://doi.org/10.5753/ijcae.2019.4846

Issue

Section

Artigos Completos