Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2016.4873Keywords:
Ensino de Computação, Arquitetura de Computadores, Programação de ComputadoresAbstract
O Projeto BIP proporciona uma abordagem para o ensino de computação que se apoia no uso de um processador simples cujos conceitos são trabalhados e resgatados em várias disciplinas de Computação. O propósito inicial era reduzir o nível de abstração dos conceitos de programação introdutória a partir do entendimento de conceitos básicos de Arquitetura de Computadores, no entanto as possibilidades de utilização do BIP transcenderam seu escopo inicial e envolveram diferentes disciplinas em que iniciativas foram implementadas com sucesso. Este artigo apresenta um relato dos resultados obtidos e do impacto do projeto iniciado no ano de 2006. Os resultados ilustram como o projeto possibilitou a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas e como a temática fomentou a realização de projetos de extensão, projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de mestrado.
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