Celestial Suite: uma Ferramenta para a Tradução e Execução de Código de Três Endereços
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2024.5340Keywords:
Compiladores, Código de três endereços, MIPSAbstract
O artigo descreve o desenvolvimento e a avaliação de uma ferramenta didática chamada Celestial Suite, destinada ao ensino de compiladores. A ferramenta realiza a conversão de programas descritos em código de três endereços para assembly MIPS, além de permitir a emulação e sua execução por meio de uma máquina virtual. A avaliação feita pelos alunos indicou que a ferramenta é eficaz como recurso didático, mas sugeriu melhorias, como a precisão das mensagens de erro, a implementação de dicas no editor e melhor documentação.
Downloads
Referências
J. Chen, J. Patra, M. Pradel, Y. Xiong, H. Zhang, D. Hao, and L. Zhang, “A survey of compiler testing,” vol. 53, no. 1, feb 2020. [Online]. DOI: 10.1145/3363562
A. V. Aho, M. S. Lam, R. Sethi, and J. D. Ullman, Compilers: Principles, Techniques, and Tools (2nd Edition). Addison Wesley, August 2006.
L. Torczon and K. Cooper, Engineering A Compiler, 2nd ed. San Francisco, CA, USA: Morgan Kaufmann Publishers Inc., 2007.
M. Mernik and V. Zumer, “An educational tool for teaching compiler construction,” IEEE Transactions on Education, vol. 46, no. 1, p. 61–68, Feb. 2003. [Online]. DOI: 10.1109/TE.2002.808277
A. Arnaiz-González, J.-F. Díez-Pastor, I. Ramos-Pérez, and C. García-Osorio, “Seshat - a web-based educational resource for teaching the most common algorithms of lexical analysis,” Computer Applications in Engineering Education, vol. 26, no. 6, p. 2255–2265, Jul. 2018. [Online]. DOI: 10.1002/cae.22036
S. Sangal, S. Kataria, T. Tyagi, N. Gupta, Y. Kirtani, S. Agrawal, and P. Chakraborty, “Pavt: a tool to visualize and teach parsing algorithms,” Education and Information Technologies, vol. 23, no. 6, p. 2737–2764, May 2018. [Online]. DOI: 10.1007/s10639-018-9739-x
S. Stamenković and N. Jovanović, “A web-based educational system for teaching compilers,” IEEE Transactions on Learning Technologies, vol. 17, pp. 143–156, 2024.
R. C. Munõz, B. B. Blanco, J. d. Campo-Ávila, and J. L. T. Rodriguez, “Teaching compilers: Automatic question generation and intelligent assessment of grammars’ parsing,” IEEE Transactions on Learning Technologies, vol. 17, pp. 1734–1744, 2024.
S. Stamenković, N. Jovanović, and P. Chakraborty, “Evaluation of simulation systems suitable for teaching compiler construction courses,” Computer Applications in Engineering Education, vol. 28, no. 3, p. 606–625, Mar. 2020. [Online]. DOI: 10.1002/cae.22231
K. Sunitha, Compiler Construction, ser. Always learning. Pearson Education India, 2013.
J. L. Hennessy and D. A. Patterson, Computer Architecture, Sixth Edition: A Quantitative Approach, 6th ed. San Francisco, CA, USA: Morgan Kaufmann Publishers Inc., 2017.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.