Aprimorando a Aprendizagem de Arquitetura de Computadores com um Currículo em Espiral

Authors

  • Leonardo Bidese de Pinho UNIPAMPA
  • Julio Saraçol Domingues Júnior UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2024.5345

Keywords:

ensino de engenharia, metodologia ativa, aprendizagem baseada em problemas, projeto integrador

Abstract

O presente trabalho apresenta experiências preliminares, sobretudo no desenvolvimento das competências na área de Arquitetura e Organização de Computadores (AOC), obtidas com a aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no novo currículo em espiral do curso de Engenharia de Computação (EC). Analisa-se a perspectiva dos alunos de disciplinas do terceiro semestre: Projeto Integrador II (PI-2) e a nova AOC. Destaca-se as dificuldades com os materiais didáticos e o processo de confecção de novos materiais com foco em ABP, seguido de discussão sobre os percursos formativos e o desempenho dos discentes observados nos instrumentos avaliativos e autoavaliações. As conclusões evidenciam o alinhamento com as características almejadas para os egressos, confirmando o potencial da adoção da abordagem em espiral como forma de melhorar a aprendizagem na EC em geral, sobretudo de AOC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

NDE, “Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Engenharia de Computação (EC) - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).” [link], 2022.

R. O. Duarte and P. F. Donoso-Garcia, “Ensino prático de projeto de processadores segundo uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada em projetos na escola de engenharia da ufmg,” International Journal of Computer Architecture Education, vol. 1, p. 11–20, dec 2012.

P. Armstrong, “Bloom’s taxonomy.” [link], Junho 2010.

V. Nelson, E. Durant, J. Impagliazzo, and J. L. A. Hughes, “CE2016: Updated curricular guidelines for computer engineering,” in 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1–6, 2017.

D. A. Kolb, Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1984.

W. Bender, Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.

D. Basu, H. K. Kumar, V. K. Lohani, N. D. Barnette, G. Back, D. McPherson, C. J. Ribbens, and P. E. Plassmann, “Integration and evaluation of spiral theory based cybersecurity modules into core computer science and engineering courses,” in Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’20, (New York, NY, USA), p. 9–15, Association for Computing Machinery, 2020.

J. Hennessy and D. Patterson, Organização e Projeto de Computadores: A Interface Hardware/Software. Elsevier Brasil, 3. ed., 2017.

K. Vollmar and P. Sanderson, “MARS: an education-oriented MIPS assembly language simulator,” in Proceedings of the 37th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’06, (New York, NY, USA), p. 239–243, Association for Computing Machinery, 2006.

C. Burch, “Logisim: a graphical system for logic circuit design and simulation,” J. Educ. Resour. Comput., vol. 2, p. 5–16, mar 2002.

I. Sommerville, Engenharia De Software. PEARSON BRASIL, 2019.

C. Ortega-Sanchez, “MiniMIPS: An 8-bit MIPS in an FPGA for educational purposes,” in Proceedings of the 2011 International Conference on Reconfigurable Computing and FPGAs, RECONFIG ’11, (USA), p. 152–157, IEEE Computer Society, 2011.

Autores, “Imagens da Implementações MiniMIPS 8 bits para Logisim.” [link], Julho 2024.

Downloads

Published

2024-12-15

Como Citar

Pinho, L. B. de, & Domingues Júnior, J. S. (2024). Aprimorando a Aprendizagem de Arquitetura de Computadores com um Currículo em Espiral. International Journal of Computer Architecture Education, 13(1), 61–70. https://doi.org/10.5753/ijcae.2024.5345

Issue

Section

Artigos Completos