A Systematic Mapping Study about the Evaluation in Human-Computer Interaction of Assistive Technology Focused on People with Motor Disability

Authors

  • Andreia Sias Rodrigues Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Vinicius Kruger Costa Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Rafael Cunha Cardoso Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Marcelo Bender Machado Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Tatiana Aires Tavares Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2018.372

Keywords:

Evaluation methodologies, Software Engineering, Human-Computer Interaction, Assistive Technologies, Motor disabilities

Abstract

The Assistive Technology (AT) proposition for interaction with computers is still a big challenge, since the interaction devices need to be adapted to the user needs. This challenge is currently addressed by the field of Human Computer Interaction (HCI), which explores the design, implementation and evaluation of interactive computer systems. A goal for evaluating assistive devices is to consider human factors. Thus, it will validate whether AT is actually targeted at the target audience. This work explores HCI evaluation methodologies for people with motor disabilities in the use of computers. To achieve this objective results from a systematic mapping study are discussed. More specifically, the ability of assessment methodologies to address aspects of Assistive Technology is investigated. Finally, a taxonomy is proposed to group the interaction devices used with assistive purpose and identified in this mapping.

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Author Biographies

Andreia Sias Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente desenvolve pesquisa na área de Interação Humano-Computador, através do desenvolvimento e avaliação de dispositivos para a interação com o computador voltados para Tecnologia Assistiva (TA) para usuários deficientes físicos motores. Faz parte do grupo de pesquisa WeTech: Wearable Technology, Tecnologias Vestíveis focadas em TA. Foi gestora Institucional do Programa Ciências sem Fronteiras no IFSul. É aluna de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel; Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com ênfase em Banco de Dados. Graduada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Desde 2008, atua como professora efetiva e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul na área de Ciências da Computação. Atuou também em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de tecnologias educacionais, robótica educacional, inclusão digital e formação de professores do ensino fundamental e médio na área das ciências exatas.

Vinicius Kruger Costa, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente é doutorando em Ciência da Computação (UFPel) com trabalho em desenvolvimento na área de Interação Homem-Computador (IHC), focado na proposição de novas formas de interação com Interfaces de Usuário (IU) para soluções que envolvem tecnologias vestíveis (wearable technology). Mestre em Ciência da Computação pela UFPel, possui especializações em Gerenciamento de Projetos pela FATec Pelotas e em Educação Profissional (hab. Docência) pelo IFSul, Bacharel em Design Gráfico pela UFPel. Tem experiência em diversos campos de atuação do Design e Tecnologia, com maior ênfase em Design Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: design digital, design de interação, interação humano-computador, arquitetura de informação e design de informação. Atua desde 2012 como professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas nos cursos de Bacharelado em Design, Tecnólogo em Sistemas para Internet e Técnico em Comunicação Visual em disciplinas ligadas aos temas de pesquisa relacionados. Desenvolve suas pesquisas em conjunto com o grupo de Wearable Technology: WeTech criando tecnologias vestíveis e tecnologia assistiva.

Rafael Cunha Cardoso, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas. O trabalho em desenvolvimento, na área de Interação Homem-Computador, foca na proposição, concepção e aprimoramento de soluções voltadas a Tecnologia Assistiva (TA) de alto nível para usuários deficientes físicos. Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2001) . Tem experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Objetos, Web Semântica, Sistemas de Recuperação de informações. Atuou diversos anos na indústria de TI, tendo trabalhado em projetos das empresas C.E.S.A.R, T&T/HP e Voiza. Desde 2010 é professor efetivo do Campus Pelotas do IFSul (Instituto Federal Sul-Riograndense). Foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no biênio 2013/2014. Ministra disciplinas na área de programação: Linguagem e Programação Orientada a Objetos, Linguagem e Programação para Dispositivos Móveis, Estruturas de Dados e Tópicos Avançados em Programação. Orienta trabalhos de conclusão de curso, além de estar envolvido em em projetos de pesquisa e extensão no IFSul. Atualmente desenvolve pesquisa ligada ao grupo de pesquisa WeTech: Wearable Technology.

Marcelo Bender Machado, Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas. Tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Possui graduação em Licenciatura Plena - Esquema II pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1991). Possui especialização em Educação pela Universidade Católica de Pelotas (1993), e também especialização em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica do Paraná (1994). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) desde 1992, onde atuou na gestão na chefia do Departamento de Ensino no Campus de Charqueadas (2006) e Diretor Geral do Campus de Venâncio Aires (2010). No período de 2013-2016 foi Reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense e também ocupou o cargo de presidente do Conselho das Instituições da Rede Federal (CONIF).

Tatiana Aires Tavares, Universidade Federal de Pelotas

Tatiana Aires Tavares é Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e pós-doutora pela Universidade do Estado de Nova Iorque/SUNY em Oswego (2013). Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é professora adjunta do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Computação, onde atua no GACI (Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados). Na graduação leciona nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação onde atua nas disciplinas Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Design da Interação. Na pós-graduação possui mais de vinte orientações de mestrado concluídas e duas orientações de doutorado em andamento. Como atividades de extensão atua em projetos de capacitação junto à centros comunitários, como também, no desenvolvimento de projetos de transferência tecnológica para capacitação profissional, educação infantil e preservação cultural. Sua principal área de interesse é Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de avaliação, projeto de interfaces não-convencionais, interação multidispositivo, acessibilidade.

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Published

2018-12-10

How to Cite

Rodrigues, A. S., Costa, V. K., Cardoso, R. C., Machado, M. B., & Tavares, T. A. (2018). A Systematic Mapping Study about the Evaluation in Human-Computer Interaction of Assistive Technology Focused on People with Motor Disability. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 11(3), 90–126. https://doi.org/10.5753/isys.2018.372

Issue

Section

Surveys