Integração Estratégica e Governança: A Contribuição do Modelo Cerne 4 para o Desenvolvimento do Plano Estratégico de um Parque Tecnológico
Keywords:
Parque Tecnológico, Modelo Cerne, Plano Estratégico, Ecossistema de Inovação, Modelo de GestãoAbstract
Este artigo apresenta uma pesquisa-ação que analisa a contribuição da implementação do Modelo Cerne para o desenvolvimento do plano estratégico e a governança do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV). O estudo detalha como o tecnoPARQ integrou o Cerne ao seu modelo de negócio, que utiliza o Balanced Scorecard (BSC) sob a perspectiva da Hélice Quíntupla, buscando aprimorar sua gestão e impacto no ecossistema de inovação. O processo de implantação do modelo de gestão envolveu a equipe tática e operacional do tecnoPARQ em ciclos de diagnóstico, planejamento, execução, monitoramento e validação, garantindo uma abordagem prática e cooperativa. A adoção do modelo de boas práticas do Cerne 4 foi fundamental para promover a padronização e eficiência de processos, o alinhamento estratégico e o fortalecimento da governança. Embora a jornada tenha apresentado desafios, as lições aprendidas ressaltam a importância da liderança engajada e da comunicação contínua. Os resultados demonstram um crescimento expressivo do tecnoPARQ e de suas empresas vinculadas, no período de 2019 a 2024, com aumento de mais de 400% no faturamento das empresas, crescimento de 256% na geração de empregos e expansão de 78% no número de empresas. Esses indicadores comprovam a eficácia do modelo de gestão adotado. A experiência do tecnoPARQ, ao certificar seu Programa de Incubação no mais alto nível do Cerne, posiciona-o entre os parques de referência nacional e oferece um modelo operacionalmente replicável e adaptável. Este trabalho fornece um roteiro prático para gestores de ecossistemas de inovação e formuladores de políticas públicas, demonstrando como a maturidade de gestão catalisa a execução estratégica e impulsiona resultados tangíveis no desenvolvimento de ambientes inovadores.
Downloads
Referências
ALIANÇA PELO IMPACTO. Ambientes de Inovação com Impacto. Aliança pelo Impacto, 2025. Disponível em: https://aliancapeloimpacto.org.br/wp-content/uploads/2025/04/ambientes-de-inovacao-com-impacto-final.pdf. Acesso em: 30 mai. 2025.
ANPROTEC. Impacto do Modelo CERNE na Gestão de Incubadoras. Brasília: Anprotec, 2021. Disponível em: https://anprotec.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/Revista-Cerne-mar2621_v9-final.pdf. Acesso em: 30 mai. 2025.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES (Anprotec). Sobre a Anprotec. Brasília: Anprotec, [s.d.]. Disponível em: https://anprotec.org.br/site/sobre/. Acesso em: 24 maio 2025.
FARIA, A. F.; ALVES, J. H.; BATTISTI, A. C. de. Triple Helix e Mecanismos Empreendedores: o papel das organizações intermediárias e das políticas públicas no Brasil. In: AMARAL, M. G. do; COSTA MINEIRO, A. A. da (org.). As Hélices da Inovação: Interação universidade-empresa-governo-sociedade no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2022. p. 325–364.
MCTI. Levantamento faz retrato da evolução de parques tecnológicos no país. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/09/levantamento-faz-retrato-da-evolucao-de-parques-tecnologicos-no-pais. Acesso em: 25 maio 2025.
MCTI-INOVADATA-BR. Plataforma InovaData-BR. Disponível em: https://inovadata-br.ufv.br/. Acesso em: 25 maio 2025.
OLIVEIRA, A.; RUA, O. L. Balanced Scorecard: Teoria e Prática. Vida Econômica Editorial, 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
