Integração Estratégica e Governança: A Contribuição do Modelo Cerne 4 para o Desenvolvimento do Plano Estratégico de um Parque Tecnológico

Authors

  • Andressa Caroline De Battisti Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • Adriana Ferreira de Faria Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • Jaqueline Akemi Suzuki Sediyama Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • Jucélia Maria Lopes Maia Roberto Universidade Federal de Viçosa – UFV

Keywords:

Parque Tecnológico, Modelo Cerne, Plano Estratégico, Ecossistema de Inovação, Modelo de Gestão

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação que analisa a contribuição da implementação do Modelo Cerne para o desenvolvimento do plano estratégico e a governança do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV). O estudo detalha como o tecnoPARQ integrou o Cerne ao seu modelo de negócio, que utiliza o Balanced Scorecard (BSC) sob a perspectiva da Hélice Quíntupla, buscando aprimorar sua gestão e impacto no ecossistema de inovação. O processo de implantação do modelo de gestão envolveu a equipe tática e operacional do tecnoPARQ em ciclos de diagnóstico, planejamento, execução, monitoramento e validação, garantindo uma abordagem prática e cooperativa. A adoção do modelo de boas práticas do Cerne 4 foi fundamental para promover a padronização e eficiência de processos, o alinhamento estratégico e o fortalecimento da governança. Embora a jornada tenha apresentado desafios, as lições aprendidas ressaltam a importância da liderança engajada e da comunicação contínua. Os resultados demonstram um crescimento expressivo do tecnoPARQ e de suas empresas vinculadas, no período de 2019 a 2024, com aumento de mais de 400% no faturamento das empresas, crescimento de 256% na geração de empregos e expansão de 78% no número de empresas. Esses indicadores comprovam a eficácia do modelo de gestão adotado. A experiência do tecnoPARQ, ao certificar seu Programa de Incubação no mais alto nível do Cerne, posiciona-o entre os parques de referência nacional e oferece um modelo operacionalmente replicável e adaptável. Este trabalho fornece um roteiro prático para gestores de ecossistemas de inovação e formuladores de políticas públicas, demonstrando como a maturidade de gestão catalisa a execução estratégica e impulsiona resultados tangíveis no desenvolvimento de ambientes inovadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALIANÇA PELO IMPACTO. Ambientes de Inovação com Impacto. Aliança pelo Impacto, 2025. Disponível em: https://aliancapeloimpacto.org.br/wp-content/uploads/2025/04/ambientes-de-inovacao-com-impacto-final.pdf. Acesso em: 30 mai. 2025.

ANPROTEC. Impacto do Modelo CERNE na Gestão de Incubadoras. Brasília: Anprotec, 2021. Disponível em: https://anprotec.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/Revista-Cerne-mar2621_v9-final.pdf. Acesso em: 30 mai. 2025.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES (Anprotec). Sobre a Anprotec. Brasília: Anprotec, [s.d.]. Disponível em: https://anprotec.org.br/site/sobre/. Acesso em: 24 maio 2025.

FARIA, A. F.; ALVES, J. H.; BATTISTI, A. C. de. Triple Helix e Mecanismos Empreendedores: o papel das organizações intermediárias e das políticas públicas no Brasil. In: AMARAL, M. G. do; COSTA MINEIRO, A. A. da (org.). As Hélices da Inovação: Interação universidade-empresa-governo-sociedade no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2022. p. 325–364.

MCTI. Levantamento faz retrato da evolução de parques tecnológicos no país. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/09/levantamento-faz-retrato-da-evolucao-de-parques-tecnologicos-no-pais. Acesso em: 25 maio 2025.

MCTI-INOVADATA-BR. Plataforma InovaData-BR. Disponível em: https://inovadata-br.ufv.br/. Acesso em: 25 maio 2025.

OLIVEIRA, A.; RUA, O. L. Balanced Scorecard: Teoria e Prática. Vida Econômica Editorial, 2021.

Published

2025-12-22

Issue

Section

Artigos