Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul do Paraná — Uma Experiência de Integração e Fortalecimento Regional
Keywords:
Inovação, Habitats de Inovação, Rede Colaborativa, Metodologia OKR, Desenvolvimento RegionalAbstract
Este relato apresenta a experiência da Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul do Paraná, coordenada pelo SEBRAE/PR, que propôs um modelo estruturado de integração e fortalecimento dos ambientes de inovação da região. A iniciativa teve por objetivo superar desafios comuns dos habitats de inovação, entre eles, a ociosidade, a falta de métricas e a baixa integração entre os mesmos. Para isso, foram utilizadas metodologias colaborativas e ferramentas de gestão, como a metodologia Objectives and Key Results (OKR) ou Objetivos e Resultados-Chave e o Business Intelligence (BI). O processo envolveu cinco etapas: sensibilização; integração; planejamento; execução de programas de geração de negócios inovadores; e acompanhamento sistemático dos resultados. Como resultado, a rede obteve maior alinhamento estratégico, fortalecimento dos modelos de negócios dos habitats e ampliação do impacto no ecossistema regional.
Downloads
Referências
PELLEGRIN, I.; BALESTRO, M. V.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V.; CAULLIRAUX, H. M. Redes de inovação: construção e gestão da cooperação pró-inovação. Revista de Administração, v. 42, n. 3, p. 313–325, 2007.
MACHADO JUNIOR, J. E. S.; FELDEN, E. P. G.; TEIXEIRA, C. S. A ação das redes para inovação. In: DEPINÉ, A.; TEIXEIRA, C. S. Habitats de inovação: conceito e prática. 1. ed. São Paulo: Perse, 2018. p. 272–292.
SEBRAE/PR. Termo de Referência para Rede de Habitats de Inovação. Paraná, 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
