Trilhando Emoções e Competências: o uso do App Anna para desenvolver Soft Skills na Jornada Inova da Rede de Ecossistemas de Pernambuco

Authors

  • Carla Pasa Gómez Universidade de Pernambuco – UPE
  • Denise Clementino de Souza Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Simone de Lira Almeida Universidade de Pernambuco – UPE
  • Genésio Gomes da Cruz Neto Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Ademir Macedo Nascimento Universidade de Pernambuco – UPE
  • Paulo Hugo Espirito Santo Lima Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Ivaldir Honorio de Farias Junior Universidade de Pernambuco – UPE

Keywords:

Jornadas inovadoras, Soft skills, App Anna, Qualificação de potenciais empreendedores

Abstract

A Jornada Inova REPE é um esforço conjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para promover jornadas de inovação aberta GovTech visando desenvolver competências e habilidades empreendedoras em ambientes universitários, incentivando a solução de problemas reais do estado de Pernambuco. O projeto tem como resultados previstos a entrega de soluções aos desafiadores, mas também o processo de formação de inovadores e empreendedores para fortalecer o ecossistema pernambucano. Coerente, portanto, está o desenvolvimento de soft skills de trabalho em equipe, comunicação eficiente, resolução de problemas e proatividade. O alcance estadual da Jornada exigiu soluções virtuais e, para isso, foi escolhido o App Anna, que avaliou as habilidades e competências socioemocionais dos participantes. Como resultados, foram atendidos 263 participantes, que puderam realizar uma autoavaliação de suas soft skills e participar de 27 trilhas sobre essas competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, Aline Michelle. Educação empreendedora: métodos alternativos de ensino e aprendizagem para formação do empreendedor. Dissertação (Mestrado em Administração). Campo Limpo Paulista, SP: FACCAMP, 2017.

ZICHELLA, Giulio; REICHSTEIN, Toke. Students of entrepreneurship: Sorting, risk behaviour and implications for entrepreneurship programmes. Management Learning, v. 54, n. 5, p. 727–752, 2023. https://doi.org/10.1177/13505076221101516

Downloads

Published

2025-12-22

Issue

Section

Relato de Boas Práticas