Colégio Positivo Londrina & EcoHub Londrina: Uma Sinergia Estratégica para Semear e Colher Inovação no Ecossistema Colaborativo

Authors

  • Janaina Cittolin dos Santos Bichaco Colégio Positivo Londrina
  • Helton de Azevedo Universidade Positivo
  • Thiago Arhan Detoni Universidade Positivo
  • Fabiana Antunes de Andrade Universidade Positivo
  • Renato Mitsunori Nisihara Universidade Positivo

Keywords:

Empreendedorismo Jovem, Ensino Médio, Pré-Incubação Escolar, Ecossistema de Inovação Colaborativo, Sinergia Colégio-Universidade, Pipeline de Inovação, Londrina, EcoHub, Hélice Quádrupla

Abstract

Este relato de boas práticas descreve o modelo sinérgico entre a Pré-Incubadora – iniciativa integral do Colégio Positivo Londrina para alunos do ensino médio e educadores – e o EcoHub Londrina, ambiente de inovação da Universidade Positivo. A Pré-Incubadora do Colégio foca no despertar da cultura de inovação e no desenvolvimento de competências empreendedoras em estágio precoce, preparando os jovens para os desafios contemporâneos. Sua metodologia combina uma trilha de desenvolvimento detalhada com imersões colaborativas em ambientes reais de inovação (como UTFPR, Construhub, TCS, Expo Londrina/Sebrae), todas conduzidas e fomentadas pelo Colégio. A "conexão sem igual", que constitui o cerne desta boa prática, materializa-se na integração estratégica e fluida com o EcoHub Londrina (Universidade Positivo), que oferece um caminho estruturado para a continuidade, o aprofundamento e a maturação desses talentos e seus projetos inovadores. O relato apresenta os resultados diretos e os impactos formativos das iniciativas do Colégio, e também destaca conquistas relevantes do EcoHub Londrina – como premiações em hackathons regionais, startups incubadas com potencial de mercado e projetos de significativo impacto social – como evidência da vitalidade e do dinamismo do ecossistema que este pipeline integrado Colégio-Universidade ajuda a construir, nutrir e fortalecer, em pleno alinhamento com os princípios da Hélice Quádrupla e as demandas por ecossistemas de inovação mais resilientes e integrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELL, R.; BELL, H. Entrepreneurial education and experiential learning: expanding horizons and perspectives. Journal of Education for Business, v. 95, n. 1, p. 39–47, 2020.

BIRD INCUBATOR. Pre‑Incubation Program – Report. [S. l.]: Bird Incubator, 2024.

BOSTON CONSULTING GROUP – BCG. The Power of Disruption in K‑12 Education. Boston: Boston Consulting Group, 2024.

CARAYANNIS, E. G.; CAMPBELL, D. F. J. ‘Mode 3’ and ‘Quadruple Helix’: toward a 21st century fractal innovation ecosystem. International Journal of Technology Management, v. 46, n. 3/4, p. 201–234, 2009.

DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor: Práticas e Princípios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 109–123, 2000.

ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade‑indústria‑governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23–48, maio 2017.

EUROPEAN COMMISSION. Communication from the Commission on a stronger European Research Area. Brussels: European Commission, 2025.

OECD. Youth in inclusive entrepreneurship. Paris: OECD Publishing, 2024.

SCHAEFFER, P. R.; FISCHER, B. B.; QUEIROZ, S. Exploring how educational institutions influence innovation ecosystems: a case study of a Brazilian university. Innovation & Management Review, v. 15, n. 2, p. 195–215, 2018.

Downloads

Published

2025-12-22

Issue

Section

Relato de Boas Práticas