Empoderamento digital: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros

Authors

  • José Antonio dos Santos Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angélica Fonseca da Silva Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2767

Keywords:

Tecnologia Assistiva, Dosvox, Computação para Deficientes Visuais

Abstract

Este texto mostra como a tecnologia computacional foi capaz de empoderar uma quantidade imensa de pessoas cegas no Brasil, através de ferramentas criadas no país, que trouxeram para elas a possibilidade de informação e comunicação, que são as chaves para sua cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Fonseca da Silva Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Angélica Fonseca da Silva Dias é Doutora em Informática pelo PPGI/UFRJ. MBA pelo Coppead/UFRJ. Atualmente é Diretora do Instituto Tércio Pacitti - NCE/UFRJ. Professor colaborador na UFRJ. Desde 2013 é Coordenadora de Projetos de Educação e Tecnologia Inclusiva do MEC. É membro da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos (CESC/SBC). Membro do Conselho Consultivo da Universidade Corporativa da Educação – UniverSeeduc/RJ. Possui interesse nas áreas de IHC, CSCW, IHD, Computação verde-ODS/Agenda 2030 Acessibilidade e Tecnologias Assistivas, Computação Social e Tecnologias Educacionais. Mãe de duas filhas lindas.

Referências

Jannuzzi, G.M. – A educação do deficiente no Brasil – dos primórdios ao início do século XXI – Ed. Autores Associados, São Paulo, 2004.

Borges, J.A.- Do Braille ao DOSVOX – diferenças nas vidas dos cegos brasileiros – Tese de Doutorado – COPPE /UFRJ - Rio de Janeiro - 2009.

Braille, L. - Procédé pour écrire les paroles, la musique et le plain-chant au moyen de points – France – 1829.

Lemos, E. R. José Álvares de Azevedo: Patrono da Educação dos cegos no Brasil-Revista Benjamin Constant – Rio de Janeiro – 2003.

Borges, J.A e Borges, P.P – Matemática para alunos cegos – Revista Ciência Hoje, ed. Novembro/2018

Dias, Angelica F. S.; Lima, Bruna; França, Juliana B. S.; Borges, Marcos R.S.; Borges, Antonio S. eMOC: Ferramenta Para o Mapeamento Através da Observação do Comportamento de Alunos Cegos na Sala de Aula. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018).

Downloads

Published

2022-08-07

Como Citar

Borges, J. A. dos S., & Dias, A. F. da S. (2022). Empoderamento digital: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. Computação Brasil, (48), 22–25. https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2767

Issue

Section

Artigos