Empoderamento digital: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2767Keywords:
Tecnologia Assistiva, Dosvox, Computação para Deficientes VisuaisAbstract
Este texto mostra como a tecnologia computacional foi capaz de empoderar uma quantidade imensa de pessoas cegas no Brasil, através de ferramentas criadas no país, que trouxeram para elas a possibilidade de informação e comunicação, que são as chaves para sua cidadania.
Downloads
Referências
Jannuzzi, G.M. – A educação do deficiente no Brasil – dos primórdios ao início do século XXI – Ed. Autores Associados, São Paulo, 2004.
Borges, J.A.- Do Braille ao DOSVOX – diferenças nas vidas dos cegos brasileiros – Tese de Doutorado – COPPE /UFRJ - Rio de Janeiro - 2009.
Braille, L. - Procédé pour écrire les paroles, la musique et le plain-chant au moyen de points – France – 1829.
Lemos, E. R. José Álvares de Azevedo: Patrono da Educação dos cegos no Brasil-Revista Benjamin Constant – Rio de Janeiro – 2003.
Borges, J.A e Borges, P.P – Matemática para alunos cegos – Revista Ciência Hoje, ed. Novembro/2018
Dias, Angelica F. S.; Lima, Bruna; França, Juliana B. S.; Borges, Marcos R.S.; Borges, Antonio S. eMOC: Ferramenta Para o Mapeamento Através da Observação do Comportamento de Alunos Cegos na Sala de Aula. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018).
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2022 Computação Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.