O letramento digital como ferramenta de empoderamento
DOI:
https://doi.org/10.5753/compbr.2022.48.2738Keywords:
Letramento, letramento digital, empoderamento 60Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados dos eventos de letramento digital realizados durante o ano de 2021 em uma turma composta por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. As aulas foram ministradas de modo remoto, síncronas, semanalmente. A turma inicialmente tinha 41 pessoas matriculadas e finalizou com 13 pessoas frequentando. Havia participantes de diversos Estados da Federação e do Distrito Federal, bem como uma aluna de Portugal. Durante o percurso do projeto ficou evidente que se tratava de uma travessia de pessoas idosas do lugar do não ou pouco saber para inscrição de uma autonomia digital frente às mudanças tecnológicas: o empoderamento.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo Paulo Bezerra. 4a Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
COSCARELLI, Carla e RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs.) Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. 5.a ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomás Tadeu da Silva.Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KLEIMAN, Angela B. (Org.) Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, 2.a ed.
TFOUNI, Leda Verdiani (Org.) Letramento, Escrita e Leitura: questões contemporâneas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. 2a ed.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2005. 10a ed.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2022 Computação Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.