O uso do ChatGPT no ensino de programação

Authors

  • Lafayette Batista Melo Instituto Federal da Paraíba
  • Thiago José Marques Moura Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5753/compbr.2023.51.3994

Keywords:

ChatGPT, programação, ensino, aprendizagem

Abstract

O artigo aborda o uso do ChatGPT no ensino de programação, explorando suas possibilidades. Sugere-se que o ChatGPT pode refinar ideias e fornecer insights para professores e alunos. O artigo apresenta dicas para aproveitar ao máximo o ChatGPT no ensino de programação como as de criação de projetos e problemas a serem resolvidos, além do aprendizado adaptativo e customizado, bem como o desenvolvimento de exercícios e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Rafael Clementino Veríssimo; GARCIA, Gustavo Henrique Maia; BRASIL, Deilton Ribeiro. O surgimento do Chat GPT e a insegurança sobre o futuro dos trabalhos acadêmicos. Cadernos de Dereito Actual, n. 21, p. 130-143, 2023.

AGÊNCIA FAPESP. ChatGPT pode ser aliado no processo de ensino-aprendizagem, avalia especialista. Agência Fapesp, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 jun. 2023.

WHITE, Jules et al. A prompt pattern catalog to enhance prompt engineering with chatgpt. arXiv preprint arXiv:2302.11382, 2023.

RAHMAN, Md Mostafizer; WATANOBE, Yutaka. ChatGPT for education and research: Opportunities, threats, and strategies. Applied Sciences, v. 13, n. 9, p. 5783, 2023.

Downloads

Published

2023-12-28

Como Citar

Melo, L. B., & Moura, T. J. M. (2023). O uso do ChatGPT no ensino de programação. Computação Brasil, (51), 43–47. https://doi.org/10.5753/compbr.2023.51.3994

Issue

Section

Artigos