Análise e Avaliação de Simuladores de Sistemas Completos para o Ensino de Arquitetura de Computadores
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4944Keywords:
ensino, arquitetura de computadores, simuladores de sistema completos, ferramentas de aprendizadoAbstract
O ensino de arquitetura de computadores em cursos de graduação em computação é fundamental. No entanto, essa tarefa torna-se um grande desafio devido à rápida e contínua evolução da área. Nesse contexto, diferentes metodologias de ensino surgem para facilitar o aprendizado do aluno. Uma delas é o emprego de simuladores de arquitetura como ferramenta de ensino. Este artigo descreve quatro simuladores de sistemas completos populares na academia, com o objetivo de analisar e avaliar suas características para o ensino. Para isso, os simuladores são comparados segundo suas características, e um simulador é escolhido para ser usado em sala de aula e avaliado quantitativamente por meio de um questionário respondido por alunos. Os resultados revelam que alunos aprovam o uso de simuladores como ferramenta de ensino, mas enfrentam dificuldades para entender o simulador utilizado devido à escassez de documentação.
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