A Teaching Methodology Based On The ALU 8bit RISC Design VLSI Full Custom for Classes on Computer Architecture and Digital Electronic
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4948Keywords:
Interstícios-pedagógicos, Unidade Lógico-Aritmética, VLSI, Circuito integrado, Ensino-aprendizagemAbstract
Este trabalho apresenta uma metodologia de ensino de projeto e simulação de circuitos digitais com foco em uma Unidade Lógico Aritmética – ULA, de 8bits, com a tecnologia de processo de fabricação IBM 7WL SiGe BiCMOS 180nm Very-large-scale integration-VLSI Full-Custom utilizando como ambiente de desenvolvimento Spice a ferramenta, de licença GNU, LTSpice 4. A ULA foi concebida para realizar operações aritméticas de soma, subtração e comparação de maior, menor e de igualdade, bem como realizar operações lógicas AND e OR na forma bit-a-bit. Os resultados de simulações evidenciaram o funcionamento da arquitetura proposta, com atraso máximo de resposta da ordem de 1ns. A metodologia foi experimentada, com êxito em disciplinas como Arquitetura de Computadores e Organização de Computadores para o curso de Ciências da Computação, Circuitos Digitais, Microprocessadores e Microcontroladores II e Eletrônica Digital e Ao Projeto VLSI II para o curso de Engenharia Elétrica, onde foi evidenciada uma rica experiência dos alunos no que tange o contato com o estudo e desenvolvimento deste elemento central (ULA) a arquitetura de computadores.
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