Ensino Prático de Projeto de Processadores Segundo uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem baseada em Projetos na Escola de Engenharia da UFMG

Authors

  • Ricardo de Oliveira Duarte UFMG
  • Pedro Francisco Donoso-Garcia UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2012.4954

Abstract

Este artigo descreve de forma detalhada o desenvolvimento de material didático para o ensino-aprendizagem prático de Organização e Arquitetura de Computadores em Cursos de Graduação de Engenharia, onde o foco se concentra na capacitação do estudante ao projeto de processadores. A partir da definição de um sequenciamento de projeto de processadores apresentado ao aluno em material didático desenvolvido especificamente para tal fim, é construída uma proposta para atividades de laboratório na qual o aluno é desafiado a desenvolver um processador a partir de um documento com as um conjunto mínimo de requisitos. Os alunos tomam decisões de projeto e apresentam suas próprias soluções, ao invés da simples repetição de tarefas pré-determinadas comumente encontradas em metodologias de ensino de laboratório tradicionais baseadas em guias de aula. O princípio da metodologia de ensino-aprendizagem, que denominamos orientada a projetos é apresentado neste artigo, assim como os cuidados no desenvolvimento do material didático. Esta metodologia vem sendo aplicada em uma disciplina teórica e prática conhecida por Sistemas, Processadores e Periféricos obrigatória a três cursos de Graduação de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados observados são o aumento da motivação, aumento do aprendizado e da participação dos alunos nas aulas e atividades propostas e a diminuição do índice de evasão e repetência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Duarte, R. O., Donoso-Garcia, P. F., Metodologia de Ensino Orientada a Projetos e Criação de Material Didático aplicada ao Projeto de Processadores. In: Workshop de Educação em Arquitetura de Computadores, 2011, Vitoria. Anais do VI Workshop de Educação em Arquitetura de Computadores, 2011. v. 1. p. 1-6.

Duarte, R. O., Donoso-Garcia, P.F., Metodologia de Ensino Orientada para Projetos e Criação de Material Didático: Um relato de caso da disciplina sistemas, processadores e periféricos Laboratório, da Escola de Engenharia da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, v. 1, p. 1-18, 2011.

Markham, T., Mergendoller, J., Larner J., & Ravitz, J., Introduction to project based learning. Project Based Learning Handbook (2nd revised/special edition pp. 3-9). Novato, CA: Buck Institute for Education 2003.

Thomas, J.W., A Review of Research on Project-Based Learning, San Rafael, CA: Autodesk Foundation, 2000.

Mills, J.E., Treagust D.F., Australasian Journal of Engineering. Education, April 2003. Em: [link], acessado em 4 de maio de 2012.

Donoso-Garcia, P. F., Martins, L. F.; Cortizo, P. C. Ensino Orientado ao Projeto: Uma Experiência para o Ensino de Eletrônica nas disciplinas de laboratório de Eletrônica e Eletrônica de Potência. Revista Eletrônica de Potência (Florianópolis), v. 13, p. 109-116, 2008.

Donoso-Garcia, P. F., Torres, L., Ensino Orientado ao projeto desafio: uma experiencia para o ensino de controle, instrumentação e eletrônica. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007, Curitiba. XXXV COBENGE 2007. p. 3B05-1-3B05-15.

Tanenbaum, A. S., Organização Estruturada de Computadores. 5ª Edição, Prentice Hall, 2006.

Vahid, F., Sistemas Digitais: Projeto, Otimização e HDLs, Bookman, 2008.

Patterson, D. A., Hennessy, J. L., Organização e Projeto de Computadores - A Interface Hardware/ Software. 3a. Edição. Editora Campus, 2005.

de Oliveira, A. S. e Andrade, F. S., Sistemas Embarcados - Hardware e Firmware na Prática. 1a. Edição. Editora Érica, 2006.

Oliveira Junior, M., Duarte, R. O. Apostila sobre Introdução ao Projeto com Microcontroladores e Programação de Periféricos. DELT – EE – UFMG, 2011. Disponível por acesso restrito a comunidade da UFMG em: [link], acessado em 4 de maio de 2012.

Altera Corporation©: DE2 Development and Education Board User Manual – Version 1.3, 2006. Disponível para download em: [link], acessado em 4 de maio de 2012.

Altera Corporation©: Introduction to Quartus II Software - Version 10.0, 2011. Disponível em: [link], acessado em 4 de maio de 2012.

Repositório da Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior, Pró-Reitoria de Graduação - UFMG. Disponível por acesso restrito em: [link], acessado em 4 de maio de 2012.

Published

2012-12-01

Cómo citar

Duarte, R. de O., & Donoso-Garcia, P. F. (2012). Ensino Prático de Projeto de Processadores Segundo uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem baseada em Projetos na Escola de Engenharia da UFMG. International Journal of Computer Architecture Education, 1(1), 11–20. https://doi.org/10.5753/ijcae.2012.4954

Issue

Section

Artículos Completos