Ensino Prático de Projeto de Processadores Segundo uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem baseada em Projetos na Escola de Engenharia da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2012.4954Abstract
Este artigo descreve de forma detalhada o desenvolvimento de material didático para o ensino-aprendizagem prático de Organização e Arquitetura de Computadores em Cursos de Graduação de Engenharia, onde o foco se concentra na capacitação do estudante ao projeto de processadores. A partir da definição de um sequenciamento de projeto de processadores apresentado ao aluno em material didático desenvolvido especificamente para tal fim, é construída uma proposta para atividades de laboratório na qual o aluno é desafiado a desenvolver um processador a partir de um documento com as um conjunto mínimo de requisitos. Os alunos tomam decisões de projeto e apresentam suas próprias soluções, ao invés da simples repetição de tarefas pré-determinadas comumente encontradas em metodologias de ensino de laboratório tradicionais baseadas em guias de aula. O princípio da metodologia de ensino-aprendizagem, que denominamos orientada a projetos é apresentado neste artigo, assim como os cuidados no desenvolvimento do material didático. Esta metodologia vem sendo aplicada em uma disciplina teórica e prática conhecida por Sistemas, Processadores e Periféricos obrigatória a três cursos de Graduação de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados observados são o aumento da motivação, aumento do aprendizado e da participação dos alunos nas aulas e atividades propostas e a diminuição do índice de evasão e repetência.
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