About the Journal

International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), ISSN 2316-9915, é uma publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) estabelecida em 2010 e mantida pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (CE-ACPAD) da SBC.

Objetivos e Escopo

O International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE) abrange todos os aspectos relacionados ao ensino, aprendizado e pesquisa de arquitetura de computadores, incluindo integração com computação paralela, computação de alto desempenho e sistemas de computadores.

O IJCAE é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para pessoas ou suas instituições, sem custo. As pessoas têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos ou usá-los para qualquer outro propósito legal sem pedir permissão prévia do editor ou dos autores. O IJCAE não possui taxas de processamento de artigos (APC) ou taxas adicionais para autores e leitores.

O IJCAE publica contribuições para a educação, e seus principais objetivos incluem:

  • Promover a disseminação de pesquisas de alta qualidade e práticas de ensino inovadoras na educação em arquitetura de computadores.
  • Facilitar a troca de conhecimento e ideias entre professores e alunos para promover a colaboração e inspirar abordagens novas ao ensino e aprendizado de arquitetura de computadores, em integração com outros campos em sistemas de computadores.
  • Disseminar abordagens inovadoras na educação em arquitetura de computadores, estabelecendo a conexão entre teoria e prática, facilitando assim a integração de descobertas de pesquisa de ponta em metodologias de ensino.

Os autores são convidados a enviar contribuições originais - escritas em inglês, português ou espanhol - apresentando resultados experimentais ou teóricos, estudos de caso, pesquisas e novas ideias e aplicações com avanços em uma ampla gama de áreas técnicas.

O IJCAE opera em um processo de fluxo contínuo: quando um artigo é aceito e o Comitê Editorial aprova sua versão final, ele recebe um número DOI e é publicado online. O registro ORCID é obrigatório para autenticar a identidade dos autores. Os autores mantêm os direitos autorais e os direitos de publicação completos sem restrições. Para mais informações, consulte o Fluxo Editorial e as Diretrizes para Autores.

Os tópicos incluem, mas não se limitam a:

  • Avaliação da aprendizagem
  • Estudos de caso relacionados à educação
  • Ferramentas para auxiliar a aprendizagem e/ou o ensino
  • Integração da arquitetura de computadores e computação paralela com outras disciplinas, por exemplo, inteligência artificial, aprendizado de máquina e big data
  • Integração entre ensino, aprendizado e pesquisa
  • Laboratórios e atividades experimentais
  • Métodos e técnicas para ensino, aprendizado e educação
  • Métricas para avaliar a aprendizagem
  • Relação entre teoria e prática na educação
  • Ferramentas, técnicas e materiais para ensino a distância
  • Suporte laboratorial para ensino a distância
  • Desenvolvimento e avaliação crítica de livros didáticos
  • Avaliação de diferenças regionais no ensino e aprendizado
  • Projetos e iniciativas para incentivar e aumentar a participação de estudantes do ensino médio
  • Técnicas e recursos para ensino e aprendizado de tecnologias avançadas, como aceleradores gráficos e arquiteturas multi/manycore
  • Técnicas e recursos para ensinar aspectos arquiteturais específicos para sistemas embarcados e a internet das coisas
  • Técnicas e recursos para ensinar computação reconfigurável
  • Técnicas e recursos para ensinar e integrar arquitetura de computadores, sistemas operacionais e compiladores
  • Técnicas e recursos para ensinar computação quântica

Contribuições

As contribuições são aceitas como artigos completos de várias maneiras:

  • Trabalhos científicos concluídos apresentando arquiteturas, algoritmos, conceitos, novos dispositivos ou técnicas;
  • Pesquisas em andamento apresentando novas ideias com resultados preliminares e discussões críticas, abordando problemas importantes, descrevendo implementações de sistemas, etc;
  • Levantamentos com uma visão crítica de uma área específica, incluindo uma revisão completa do estado da arte e apresentando uma metodologia rigorosa (por exemplo, revisões sistemáticas);
  • Ensaios, artigos de posição ou tutoriais que cobrem profundamente um tópico específico de um ponto de vista teórico ou prático.

O IJCAE adota as melhores práticas editoriais, valorizando a ciência aberta, inclusiva, democrática e livre, e adotando as práticas principais do COPE (Committee on Publication Ethics). Os autores são incentivados a compartilhar seus dados e materiais de pesquisa para complementar suas publicações, adicionando rigor e reprodutibilidade. Eles também são convidados a examinar criticamente suas referências, contexto e métodos, esforçando-se para evitar e combater diferentes vieses na ciência (por exemplo, viés de gênero, raça, etnia, classe social, deficiência, etc.). O IJCAE possui processos e instruções específicas para lidar com questões pós-publicação e comunicações dos leitores.

O IJCAE é uma publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) estabelecida em 2010 e mantida pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (CE-ACPAD) da SBC.

Arquivamento
IJCAE subscreve a Rede de Preservação PKP (PKP Preservation Network).
O sistema LOCKSS tem permissão para coletar, preservar, e disponibilizar essa Unidade de Arquivamento.
O sistema CLOCKSS tem permissão para coletar, preservar, e disponibilizar essa Unidade de Arquivamento.