Avaliação de preditores de desvios por meio de simuladores como parte do processo de ensino e aprendizagem de Arquitetura de Computadores

Authors

  • Liana Duenha UFMS
  • Felippi Crominski Magalhães UFMS
  • Mateus Tostes dos Santos UFMS
  • Ricardo Ribeiro dos Santos UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2017.4860

Abstract

Este artigo mostra os resultados da aplicação de simuladores funcionais de processadores como recurso didático adicional para ensino de arquitetura de computadores. Especificamente, o artigo mostra o uso de simuladores para avaliação de preditores de desvios como parte de uma metodologia auxiliar durante o ensino deste tópico na disciplina Arquitetura de Computadores. A metodologia consiste em utilizar traços de execução de um conjunto de aplicações gerados por simuladores de quatro modelos de processadores e, a partir destes, caracterizar e avaliar o desempenho de oito preditores de desvios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Diana Morandi, Maicon Carlos Pereira, André Luis Alice Raabe, and Cesar Albenes Zeferino. Um processador básico para o ensino de conceitos de arquitetura e organização de computadores. HÍFEN, 30(58), 2006.

Angela Carbone and Jens J Kaasbøll. A survey of methods used to evaluate computer science teaching. In ACM SIGCSE Bulletin, volume 30, pages 41–45. ACM, 1998.

L Duenha and R Azevedo. Utilização dos simuladores do mpsocbench para o ensino e aprendizagem de arquitetura de computadores. International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), 5(1):26–31, 2016.

Rodolfo Azevedo, Sandro Rigo, Marcus Bartholomeu, Guido Araujo, Cristiano Araujo, and Edna Barros. The ArchC Architecture Description Language and Tools. In International Journal of Parallel Programming. Vol. 33, No. 5, pages 453–484. October 2005.

Liana Duenha, Marcelo Guedes, Henrique Almeida, Matheus Boy, and Rodolfo Azevedo. Mpsocbench: A toolset for mpsoc system level evaluation. In Proceedings of the International Conference on Embedded Computer Systems: Architectures, Modeling, and Simulation (SAMOS XIV), INSPEC Number: 14564763, pages 164–171. IEEE, July 2014.

Cesar Albenes Zeferino, André Luis Alice Raabe, Paulo Viniccius Vieira, and Maicon Carlos Pereira. Um enfoque interdisciplinar no ensino de arquitetura de computadores. C. Martins, P. Navaux, R. Azevedo, S. Kofuji. Arquitetura de Computadores: educação, ensino e aprendizado, 2012.

Herbert Grunbacher and H Khosravipour. Windlx and mipsim pipeline simulators for teaching computer architecture. In Engineering of Computer-Based Systems, 1996. Proceedings., IEEE Symposium and Workshop on, pages 412–417. IEEE, 1996.

David A Patterson and John L Hennessy. Computer organization and design: the hardware/software interface. Newnes, 2013.

Ariane Felix, Christiane Pousa, and Milene Carvalho. Dimipss: Um simulador didático e interativo do mips. In Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores, pages 49–52, 2006.

Irina Branovic, Roberto Giorgi, and Enrico Martinelli. Webmips: a new web-based mips simulation environment for computer architecture education. In Proceedings of the 2004 workshop on Computer architecture education: held in conjunction with the 31st International Symposium on Computer Architecture, page 19. ACM, 2004.

John L Hennessy and David A Patterson. Computer architecture: a quantitative approach. Elsevier, 2011.

William Stallings. Arquitetura e organização de computadores 8a edição, 2010.

Linda Null and Julia Lobur. Princípios básicos de arquitetura e organização de computadores. Bookman Editora, 2009.

M. R. Guthaus, J. S. Ringenberg, D. Ernst, T. M. Austin, T. Mudge, and R. B. Brown. MiBench: A free, commercially representative embedded benchmark suite. In Proceedings of IEEE 4th Annual Workshop on Workload Characterization, held in conjunction with The 34th Annual IEEE/ACM, pages 03–14. December 2001.

Downloads

Published

2017-12-01

Como Citar

Duenha, L., Magalhães, F. C., Santos, M. T. dos, & Santos, R. R. dos. (2017). Avaliação de preditores de desvios por meio de simuladores como parte do processo de ensino e aprendizagem de Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 6(1), 1–9. https://doi.org/10.5753/ijcae.2017.4860

Issue

Section

Artigos Completos