Formando Cidadãos para a Cidadania e Controle Social: Levantamentos de uma Experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2021.1643

Keywords:

Educação a distância; cidadania; controle social; tribunal de contas.

Abstract

Um dos caminhos para estímulo ao engajamento e a participação na vida pública é o uso de educação a distância para aproximação do debate entre governo e cidadãos. Todavia, como as estratégias utilizadas, pelo TCE-MT e UFMT, no curso de formação de cidadãos para o exercício da cidadania e do controle social, elevam o número de capacitados e melhoram a efetividade do curso? Para responder tal questão, esta pesquisa analisa dados dos últimos sete anos do curso de extensão "Cidadania e controle social", oferecido como produto de uma parceria entre diferentes instituições governamentais, como ação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE-MT. Os dados mostram não apenas o interesse dos cidadãos, mas também a capilaridade dessa estratégia, que atinge pessoas de diferentes estados, grupos sociais e áreas. Assim, o governo e a sociedade são beneficiados, à medida que os cidadãos se tornam mais bem informados e engajados na vida pública.

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Published

2021-10-31

Como Citar

Correa Vuolo, C. L. ., Maciel, C., Corrêa e Barros Auerswald, A. A., Abutakka dos Anjos, R., Martins dos Anjos, A., Silva de Oliveira, C. ., & Pedrotti Mansilla, D. (2021). Formando Cidadãos para a Cidadania e Controle Social: Levantamentos de uma Experiência. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 14(3), 47–67. https://doi.org/10.5753/isys.2021.1643

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