Adequações em jogos digitais para aumentar a atratividade para garotas

Authors

  • Ana Luiza do Nascimento Guercy PUC Minas Gerais
  • Lucila Ishitani PUC Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2021.2134

Keywords:

Garota, Mulher, Gamer, Jogo digital, Video game, Gênero feminino

Abstract

Até o início do século 21, jogos eram vistos como atividades para adolescentes e adultos do gênero masculino. Aos poucos, as mulheres estão ganhando representatividade no universo dos jogos, mas ainda encontram dificuldades, enfrentam julgamentos, preconceitos e, muitas vezes, sentem-se desencorajadas para jogar. Jogos podem encorajar garotas a verem a tecnologia de maneira positiva, o que pode motivar a escolha da carreira na área de computação. Como o número de profissionais do gênero feminino em carreiras de computação ainda é pequeno, caracterizar o que garotas gostam ou não gostam nos jogos pode contribuir para o aumento desse número. Assim, este trabalho tem como objetivo propor adequações para o desenvolvimento de jogos digitais, com o intuito de atrair mais garotas para jogar. Para atingir esse objetivo, foram realizadas entrevistas com garotas, para coletar informações sobre o que elas gostam ou não gostam nos jogos, e posteriormente foi realizada uma triangulação com o propósito de validação, que utilizou informações extraídas de um questionário. As análises das entrevistas mostram que aspectos como o gráfico do jogo, a possibilidade de jogar em grupo, a realidade do jogo e a liberdade de escolher avatares e caminhos que o jogo seguirá são características significativamente valorizadas pelas participantes, independentemente se já têm ou não o hábito de jogar. Com base na análises, este trabalho gerou um conjunto de sugestões de adequação em jogos, e com isso pode contribuir para aumentar o número de mulheres em carreiras de computação. Algumas das principais sugestões abordam a necessidade de verificar como o jogo trabalhará a interação entre os jogadores; a necessidade de fornecer ao jogador feedback e avaliação constantes e recursos como ranking, a promoção da competição e a inserção de avatares femininos nos jogos que sejam representativos e que tenham variações físicas nos personagens, além da representação de mulheres como campeãs e não apenas como suporte para outros jogadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdalla, M.M. (2013). A estratégia de triangulação: objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. Anais do 4º Encontro de Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

AlSulaiman, S. and Horn, M. (2015). Peter the fashionista? In Proceedings of the 2015 Annual Symposium on Computer Human Interaction in Play, pages 185–195, Northwestern University, Chicago, IL, USA. ACM.

Ansari, R., Jaffar, B. A., Riaz, S., Kaur, M. J., and Mushtaq, A. (2019). Datamining to alert the formation of women objectification stereotypes in video games. In 2019 Amity International Conference on Artificial Intelligence (AICAI), pages 521–526, Amity University Dubai, UAE. IEEE, IEEE.

Araujo, G. and Pereira, G. (2017). Não se preocupem queridos, a cavalaria chegou: análise crítica do design das personagens de overwatch. SBC Proceedings of XVI SBGames, pages 17–26.

Bayde, L., PR Filho, F. E., and de Araújo, G. P. (2019). Da inglaterra à runeterra: representatividade feminina nos jogos como um reflexo da sociedade, com foco em League of Legends. SBC Proceedings of XVI SBGames, pages 710–719.

Benedicta, M. K. (2021). Generation Examination: A Phenomenological Study of Generation X Women and Mobile Games. PhD thesis, Dominican University.

Bergstrom, K. (2019). Barriers to play: Accounting for non participation in digital game play. Feminist Media Studies, 19(6):841–857.

Bristot, P. C., Pozzebon, E., and Frigo, L. B. (2017). A representatividade das mulheres nos games. SBC Proceedings of XVI SBGames, pages 862–871.

Cai, X., Cebollada, J., and Cortiñas, M. (2021). From traditional gaming to mobile gaming: Video game players’ switching behaviour. Entertainment Computing, page 100445.

Cardoso, S. P. (2019). Árida, um estudo sobre a representação feminina no jogo.

Cerdera, C. P. and Lima, M. (2016). Estereotipos de gênero em videogames: diálogos sobre sexismo, homofobia e outras formas de opressão na escola. SBC Proceedings of XV SBGames, pages 955–961.

Cunningham, C. M. (2016). She designs therefore she is?: Evolving understandings of video game design. In Examining the Evolution of Gaming and Its Impact on Social, Cultural, and Political Perspectives, pages 147–169. IGI Global, Gonzaga University, USA.

Dale, G., Joessel, A., Bavelier, D., and Green, C. S. (2020). A new look at the cognitive neuroscience of video game play. Annals of the New York Academy of Sciences, 1464(1):192–203.

de Amorim, F. M., Leão, S. N., Liao, G. G., and Gallo, S. N. (2016). A indumentária nos jogos digitais: Incoerˆencias nas representações femininas. SBC–Proceedings of XV SBGames, pages 272–280.

Dele-Ajayi, O., Strachan, R., Pickard, A., and Sanderson, J. (2018). Designing for all: Exploring gender diversity and engagement with digital educational games by young people. In IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9, San Jose, CA, USA. IEEE.

Desai, N., Zhao, R., and Szafron, D. (2017). Effects of gender on perception and interpretation of video game character behavior and emotion. IEEE Transactions on Computational Intelligence and AI in Games, 9.

Dickey, M. D. (2006). Girl gamers: The controversy of girl games and the relevance of female oriented game design for instructional design. British journal of educational technology, 37(5):785–793.

Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed editora, Porto Alegre.

Fontoura, M. M., Rodrigues, L., Leite, P., Amaral, M. A., Almeida, L. D. A., and Merkle, L. E. (2019). Relações de gênero em mecânicas de jogos. Proceedings of SBGames, pages 794–803.

Fordham, J., Huang, K.-T., and Corrie (2014). Girls getting played: Video game stereotype effects on gendered career perceptions. In Proceedings of 4th International Academic Conference on Meaningful Play, pages 1–8, Michigan State University, USA. MSU.

Fortim, I., de França Monteiro, L., Sancassani, V., and Bengel, M. J. (2016). A tipologia das jogadoras: Um estudo do público feminino gamer brasileiro. In SBC Proceedings of XV SBGames, volume 3, pages 1312–1319, São Paulo. SBC.

Gao, G., Min, A., and Shih, P. (2017). Gendered design bias: Gender differences of in game character choice and playing style in league of legends. In OZCHI ‘17: Proceedings of the 29th Australian Conference on Computer Human Interaction, pages 307–317, Brisbane Queensland, Australia. ACM.

Guest, G., Bunce, A., and Johnson, L. (2006). How many interviews are enough? an experiment with data saturation and variability. Field methods, 18(1):59–82.

Harrison, R. L., Drenten, J., and Pendarvis, N. (2016). Gamer girls: navigating a subculture of gender inequality. In Consumer Culture Theory, pages 47–64. Emerald Group Publishing Limited, Loyola University Chicago, USA.

Hartmann, T. and Klimmt, C. (2017). Gender and computer games: Exploring females’ dislikes. Journal of Computer-Mediated Communication, 11(4):910–931.

Hosein, A. (2018). Girls’ video gaming behaviour and undergraduate degree selection: A secondary data analysis approach. Computers in Human Behavior, 91:226–235.

Huang, V., Young, M., and Fiocco, A. J. (2017). The association between video game play and cognitive function: does gaming platform matter? Cyberpsychology, Behavior, and Social networking, 20(11):689–694.

Jenkins, H. (1998). Voices from the combat zone: Game grrlz talk back. In From Barbie to Mortal Kombat: gender and computer games, pages 328–341. MIT Press, Cambridge, MA, USA.

Jenkins, H. and Cassell, J. (2008). From quake grrls to desperate housewives: A decade of gender and computer games. Beyond Barbie and Mortal Kombat: New perspectives on gender and gaming, pages 5–20.

Kafai, Y. B. and Burke, Q. (2014). Beyond game design for broadening participation: Building new clubhouses of computing for girls. In Proceedings of Gender and IT Appropriation. Science and Practice on Dialogue Forum for Interdisciplinary Exchange, pages 21–28, Artur-Woll-Haus, Am Eichenhang 50, DEU. European Society for Socially Embedded Technologies.

Kaufman, G., Flanagan, M., and Freedman, G. (2019). Not just for girls: Encouraging cross-gender role play and reducing gender stereotypes with a strategy game. In CHI PLAY ’19: The Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, pages 481–493, Barcelona, Spain. ACM.

Kelle, U. (2001). Sociological explanations between micro and macro and the integration of qualitative and quantitative methods, forum qualitative. In Social Research, volume 2, pages 1–22, Hamburg, Germany. Citeseer, Citeseer.

Kurtz, G. B. (2017). Manifestações de violência simbólica contra a mulher nos videogames: uma revisão bibliográfica. Metamorfose, 2(1):91–109.

Laato, S., Islam, A. N., and Laine, T. H. (2020). Did location-based games motivate players to socialize during covid-19? Telematics and Informatics, 54:101458.

Lantz, C. E. (2015). Women, Gaming and STEM Majors: Interest and Motivation. PhD thesis, University of Southern California.

Lima, C. R. H. et al. (2019). Level up: mulheres em combate: uma análise sobre a participação feminina na indústria dos games.

Lin, H. (2008). Body, space and gendered gaming experiences: a cultural geography of homes, cybercafes and dormitories. Beyond Barbie & Mortal Kombat: New perspectives on gender and gaming, pages 67–82.

Lin, S.-Y., Chien, S.-Y., Hsiao, C.-L., Hsia, C.-H., and Chao, K.-M. (2020). Enhancing computational thinking capability of preschool children by game-based smart toys. Electronic Commerce Research and Applications, 44:101011.

Lincoln, Y. and Guba, Y. (1985). Naturalistic inquiry.

Martins, A., Silva, J., Santos, J., and Rebouças, A. (2019). Fatores que atraem e afastam as meninas de cursos da área de ti. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 114–118, Porto Alegre. SBC.

Martın-Somer, M., Moreira, J., and Casado, C. (2021). Use of kahoot! to keep students’ motivation during online classes in the lockdown period caused by covid 19. Education for Chemical Engineers, 36:154–159.

Merriam, S. B. (2009). Qualitative case study research. Qualitative research: A guide to design and implementation, pages 39–54. Disponível em: https://bit.ly/3noQGW2. Acesso em: 15 dez. 2020.

Ochsner, A. (2015). Lessons learned with girls, games, and design. In GenderIT ’15: The Third Conference on GenderIT, pages 24–31, Philadelphia PA, USA. ACM.

Olsson, M. (2018). “true gamer” culture on twitch and its effect on female streamers. Disponível em: ¡https://5dok.org/document/rz3g3m7y-quot-true-gamer-culturetwitch-effect-female-streamers.html¿. Acesso em: 21 out. 2019.

Papalia, D., Olds, S., and Feldman, R. (2006). Desenvolvimento humano. Disponível em: https://bit.ly/3gMe8Kr. Acesso em: 14 out. 2019.

Ribeiro, G. C. B. (2019). O sexismo nos jogos eletrônicos: Barreiras à participação feminina em League of Legends.

Rogers, V. L. N. (2015). Women in it: the endangered gender. In Proceedings of the 2015 ACM SIGUCCS Annual Conference, pages 95–98, University of Georgia, USA. ACM.

Rosa, K. S., Ferreira, M. N. B., and Nesteriuk, S. (2018). A jornada da heroína: outra abordagem da representação feminina nos games. In SBC Proceedings of XVII SBGames, pages 240–243, Foz do Iguaçu- PR. SBC.

Salafia, J. S., Ferreira, N. B., and Nesteriuk, S. (2018). Os estereótipos em jogos de luta: da indumentária à hipersexualização de personagens femininas. SBC–Proceedings of XVII SBGames, pages 225–232.

SBC (2019). Educação superior em computação estatísticas 2019. Disponível em: ¡https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/133-estatisticas/1354-educacaosuperior-em-computacao-estatisticas-2019¿. Acesso em: 03 jul. 2021.

Schmidt, A. F. de Carvalho Gusso, L., and Carelli, M. N. (2021). As mutações dos jogos digitais e analógicos nos últimos 50 anos: Fliperamas, lan houses, docerias e a pandemia do covid19. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1).

Schultheiss, D. (2017). “from the weaker sex to hardcore gaming”: Female gaming patterns on the internet. Computers in Entertainment, 15:1–8.

Shaer, O., Westendorf, L., Knouf, N., and Pederson, C. (2017). Understanding gaming perceptions and experiences in a women’s college community. In CHI ’17: CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1544–1557, Denver Colorado, USA. ACM.

Travassos, G. H., Gurov, D., and do Amaral, E. A. G. (2002). Introdução à engenharia de software experimental. Disponível em: encurtador.com.br/bkvPZ. Acesso em: 15 dez. 2020.

Vanderhoef, J. (2013). Casual threats: The feminization of casual video games. Ada: A Journal of Gender, New Media, and Technology, 2(2013).

Veltri, N., Krasnova, H., Baumann, A., and Kalayamthanam, N. (2014). Gender differences in online gaming: a literature review. In Proceedings of 20th Americas Conference on Information Systems, Savannah, Georgia, USA. AMCIS.

Vergara, S. C. (2006). Métodos de pesquisa em administração. Disponível em: https://bit.ly/386auXA. Acesso em: 10 jul. 2019.

Vermeulen, L., Castellar, E. N., Janssen, D., Calvi, L., and Van Looy, J. (2016). Playing under threat. examining stereotype threat in female game players. Computers in Human Behavior, 57:377–387.

Vieira, P. P. and da Mota, R. R. (2018). A representação feminina em horizon zero dawn. In SBC Proceedings of XVII SBGames, pages 694–703, Foz do Iguaçu-PR. SBC.

Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22(44):203–220.

Wasserman, J. and Rittenour, C. (2018). Who wants to play? cueing perceived sex-based stereotypes of games. Computers in Human Behavior, 91.

Woods, O. (2021). Feminist geographies of online gaming. Digital Geography and Society, 2:100015.

Zelinski, E. M. and Reyes, R. (2009). Cognitive benefits of computer games for older adults. Gerontechnology: international journal on the fundamental aspects of technology to serve the ageing society, 8(4):220–235.

Zhao,W. and Shute, V. J. (2019). Can playing a video game foster computational thinking skills? Computers Education, 141:103633.

Downloads

Published

2021-12-27

Como Citar

do Nascimento Guercy, A. L., & Ishitani, L. (2021). Adequações em jogos digitais para aumentar a atratividade para garotas. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 14(4), 5–44. https://doi.org/10.5753/isys.2021.2134

Issue

Section

Artigos regulares