Sistema de Informação para Agendamento 4.0: Caracterização, UX e LGPD

Authors

  • Vagner E. Quincozes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Silvio E. Quincozes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Diego Kreutz Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Rodrigo B. Mansilha Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Juliano F. Kazienko Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2023.2832

Keywords:

Aplicativo Móvel, Aplicativo de Agendamento, Serviços de Saúde, Smartphone, Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD

Abstract

A adoção em massa de smartphones está remodelando o mercado de saúde digital. Entre as soluções tecnológicas empregadas nesse mercado, existem aquelas específicas para agendamento de consultas médicas. No entanto, observamos que as soluções existentes ainda são centradas no profissional. Neste trabalho, primeiro (i) categorizamos os modelos de agendamento existentes. Em seguida, (ii) apresentamos um estudo de caso do aplicativo móvel MedBe, que adota o modelo de Agendamento 4.0 para o agendamento de consultas centrado no paciente. Tal estudo se deu baseado na Teoria do Foco no Cliente, que leva em conta a satisfação do cliente durante todo o desenvolvimento e avaliação do software. Nesse contexto, empregamos a técnica de autoavaliação UXUG-AP e uma pesquisa quantitativa usando um questionário baseado nos indicadores e sentenças TAM. Por fim, (iii) abordamos as implicações de segurança digital no modelo de Agendamentos 4.0 sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nossos resultados demonstram que o MedBe atende 84% dos itens da técnica UXUG-AP. Em termos de usabilidade, nossa pesquisa mostra que 68,6% dos participantes consideram o MedBe fácil de usar e 62,9% discordam que usar o aplicativo requer muito esforço mental. Por fim, propomos e implementamos novas funcionalidades para a conformidade do MedBe com a LGPD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner E. Quincozes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui o título de Engenheiro de Software pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), especialização em Educação pela Faculdade Única de Ipatinga e atualmente cursa o mestrado em Engenharia de Software (UNIPAMPA). Tem interesse nas linhas de pesquisas relacionadas a Segurança da Informação, Redes de Computadores, Aprendizado de Máquina, Aprendizado Federado e Internet das Coisas. Atualmente participa do projeto de Inovação em Provedores de Serviço de Internet Regionais, no Laboratório de Estudos Avançados (LEA) da UNIPAMPA. Também, participa do projeto de pesquisa e extensão MARFIM - Métodos de Aprendizado de Máquina aplicados à Segurança em Redes Formadas por Dispositivos com Recursos Limitados, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Silvio E. Quincozes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, Brasil). Engenheiro de Software (UNIPAMPA, Brasil), Mestre em Ciência da Computação (UFSM, Brasil) e doutor em Ciência da Computação (UFF, Brasil), com período sanduíche na University of Pittsburgh (Pitt, EUA). Seus principais interesses de linha de pesquisa incluem Segurança da Informação, Redes de Computadores, Internet das Coisas, Mineração de Dados e Engenharia de Software. Também têm experiências profissionais como Consultor de Sistemas, Desenvolvedor Android, Desenvolvedor PHP e Analista de Dados. Durante o doutorado, foi bolsista pelo Programa de Excelência Acadêmica da CAPES (Proex) e do Programa Institucional de Internacionalização (Print). Foi membro do projeto "Teleproteção em IEC-61850" e do Laboratório Midiacom, na UFF. Revisor dos periódico IEEE Access e Computers & Security, e dos simpósios Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT) e Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

Diego Kreutz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui doutorado pela Universidade de Luxemburgo (Luxemburgo), mestrado em Informática pelo PPGI/UFSM, mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFSM e graduação em Ciência da Computação pela UFSM. Possui experiências internacionais em pesquisa, desenvolvimento e inovação no LaSIGE/ULisboa/Portugal e CritiX/UNI/Luxemburgo. Durante essas experiências, atuou em projetos internacionais com pesquisadores e especialistas de instituições estrangeiras como CMU/USA, UPorto/Portugal, UCoimbra/Portugal, Portugal Telecom/Portugal, TUM/Alemanha, Infineon/Alemanha, Ether Trust/França, UPMC/França e SnT/Luxemburgo. Atualmente é professor e pesquisador na Unipampa. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança da Informação, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Tolerância a Falhas e Intrusões e Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de infraestruturas de redes; segurança de sistemas; proteção de dados; projeto, implementação e verificação automática de protocolos e mecanismos de segurança avançados; privacidade; tolerância a falhas e intrusões; sistemas de larga escala e alta disponibilidade com computação em nuvem; e desenvolvimento e avaliação de sistemas e aplicações.

Rodrigo B. Mansilha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Rodrigo Mansilha atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Eng. de Software (PPGES) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Alegrete/RS, onde também atua como docente nos cursos de Ciência da Computação e Eng. de Software. Anteriormente, obteve o título de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2017, realizou estágio de doutorado sanduíche na Télécom ParisTech (França) no ano letivo europeu 2014-2015. Obteve títulos de mestre pela UFRGS em 2012, e bacharel pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2008, ambos em Ciência da Computação. Possui experiência nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Segurança de Sistemas Computacionais. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Juliano F. Kazienko, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação nos cursos de Administração e de Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), respectivamente. Concluiu seu mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Concluiu o doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período sanduíche na Universidade da Califórnia em Irvine (UCI), Estados Unidos. Em 2013, recebeu premiação da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) em razão de sua tese de doutorado. Exerceu o cargo de professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no período de 2013 até 2016. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência em ciência da computação, especialmente na área de segurança. Suas áreas de atuação em pesquisa são: Segurança da Informação, Redes Sem fio e Móveis, Redes Centradas em Informação, Inteligência Artificial aplicada a Redes e Internet das Coisas.

Referências

ANPD, A. N. d. P. d. D. (2021a). Checklist de Medidas de Segurança para Agentes de Tratamento de Pequeno Porte. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

ANPD, A. N. d. P. d. D. (2021b). Segurança da Informação para Agentes de Tratamento de Pequeno Porte. Disponível em: [link] . Acessado: em Fevereiro/2023.

Araújo, L. V., Letti, B. C., Cantagalli, F. T., Silva, G. S., Ehlert, P. P., and Araújo, L. M. Q. (2015). A Health Mobile Application and Architecture to Support and Automate In home Consultation. In 2015 IEEE 28th International Symposium on Computer-Based Medical Systems, pages 151–156, New York, NY, USA. IEEE.

AWS (2022). AWS Nitro Enclaves. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

BoaConsulta (2023). BoaConsulta: Agendar Consultas Médicos e Dentistas. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Brasil (2018). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

Cai, L. (2019). Guard your Data with Qualcomm Snapdragon Mobile Platform. Disponível em: [link] . Acessado: em Fevereiro/2023.

Carvalho, L. P., Oliveira, J., Santoro, F. M., and Cappelli, C. (2021). Social Network Analysis, Ethics and LGPD, considerations in research. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 14(2):28–52.

Cho, S. and Lee, S. H. (2018). Development of Smart Healthcare Scheduling Monitoring System for Elderly Health Care. International Journal of Internet, Broadcasting and Communication, 10(2):51–59.

da Costa, C. G. A. and de Fatima Marin, H. (2020). Monitoramento e avaliação da saúde digital: atualização dos métodos e modelos de maturidade. Journal of Health Informatics, 12(4).

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 13(3):319–340.

de Psicologia, C. F. (1987). Código de Ética Profissional do Psicólogo - Resolução CFP nº 002/87 de 15 de agosto de 1987. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Demissie, B. F. and Ranise, S. (2021). Assessing the Effectiveness of the Shared Responsibility Model for Cloud Databases: the Case of Google’s Firebase. In 2021 IEEE International Conference on Smart Data Services (SMDS), pages 121–131.

dr.consulta (2015). dr.consulta: o meu médico. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Faranda, E. (2019). PCAPdroid - Network Monitor. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Firebase (2020). Service Level Agreement for Hosting and Realtime Database. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Firebase (2021). Firebase Data Processing and Security Terms. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Fácil-Consulta-L (2018). Fácil Consulta. Disponível em: [link]. Acessado: Fevereiro/2023.

GlobalPlatform (2021). HUAWEI ITRUSTEE V3.0 ON KIRIN 980. Disponível em: [link] . Acessado: em Fevereiro/2023.

Habibi, M., Mohammadabadi, F., Tabesh, H., Vakili-Arki, H., Abu-Hanna, A., and Es lami, S. (2019). Effect of an Online Appointment Scheduling System on Evaluation Metrics of Outpatient Scheduling System: a before-after Multicenter Study. Journal of medical systems, 43(8):1–9.

Health, D. (2019). Doctoralia - Encontre médicos e agende consultas. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Inc, A. (2021). Secure Enclave. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Islam, M. N., Karim, M. M., Inan, T. T., and Islam, A. N. (2020). Investigating usability of mobile health applications in Bangladesh. BMC medical informatics and decision making, 20(1):1–13.

Jones, M., DeRuyter, F., and Morris, J. (2020). The digital health revolution and people with disabilities: perspective from the United States. International journal of environmental research and public health, 17(2):381.

Kizhakkepurayil, S., Jeon-Yeoul, O., and Lee, Y. (2010). Mobile-Based Medical Emergency Ambulance Scheduling System. International Journal of Computer Network and Information Security (IJCNIS), 8(1):297–302.

Laurenza, E., Quintano, M., Schiavone, F., and Vrontis, D. (2018). The Effect of Digital Technologies Adoption in Healthcare Industry: A Case Based Analysis. Business process management journal, 24:1–21.

Lima Filho, S. P., da Silva, M. F., Sampaio, J. O., and Rodrigues, L. C. R. (2022). A Study about Gathering Features in Depression Detection'Problem with Health Professionals Community. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 15(1):10–1.

Mashaly, B., Selim, S., Yousef, A. H., and Fouad, K. M. (2022). Privacy by Design: A Microservices-Based Software Architecture Approach. In 2nd International Mobile, Intelligent, and Ubiquitous Computing Conference (MIUCC), pages 357–364. IEEE.

Mendes, J., Viana, D., and Rivero, L. (2021). Developing an Inspection Checklist for the Adequacy Assessment of Software Systems to Quality Attributes of the Brazilian General Data Protection Law: An Initial Proposal. In Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 263–268.

Mineração-Rio-Norte (2020). HPTR - Agendamento de Consulta. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

MV-S/A (2018). Consulta Fácil. Disponível em: [link]. Acessado: Fevereiro/2023.

Pagliari, C. (2021). Digital health and primary care: Past, pandemic and prospects. Journal of global health, 11:1–21.

Pentes, G. (1998). Wireshark®. Disponível em: [link]. Acessado: Fevereiro/2023.

Prefeitura-Goiânia (2019). Saúde Fácil Goiânia. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Prodam-SP (2017). Agenda Fácil - Prefeitura SP. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

PRODESP (2019). Hora Marcada. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Project, A. O. S. (2020). Trusty TEE. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Quincozes, V. E., Quincozes, S. E., Kreutz, D., Mansilha, R. B., and Kazienko, J. F. (2022a). A Mobile Application for on-Demand Scheduling of Health Services. In XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, pages 1–8.

Quincozes, V. E., Quincozes, S. E., Kreutz, D., Mansilha, R. B., and Kazienko, J. F. (2022b). MedBe: Um Aplicativo Móvel para Agendamento Inovador de Consultas. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 1–4.

Rose, S., Borchert, O., Mitchell, S., and Connelly, S. (2020). Zero trust architecture. Technical report, National Institute of Standards and Technology.

Schneider, M., Masti, R. J., Shinde, S., Capkun, S., and Perez, R. (2022). SoK: Hardware supported Trusted Execution Environments. arXiv preprint arXiv:2205.12742.

SGD, S. d. G. D. (2021). Diagnóstico e Índice de Maturidade de Segurança para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD. Disponível em: [link] . Acessado: em Fevereiro/2023.

Shahbazi, M., Bagherian, H., Sattari, M., and Saghaeiannejad, S. (2021). The opportunities and challenges of using mobile health in elderly self-care. Journal of Education and Health Promotion, 10:1–9.

Silva, S. L., Nunes, M. A., Fornanzin, M., and dos Santos, R. (2021). The Profusion of Information Systems to Combat the COVID-19 Pandemic: A Systematic Mapping of the State of the Art and Brazilian Challenges of Technological Production. In XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 1–8, Porto Alegre, RS, Brasil.

Sousa, A. and Malveira, N. (2021). Designing Usability and UX with UXUG-AP: An Observational Study and an Interview with Experts. In XVII Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI, New York, USA. Association for Computing Machinery.

Tan, K. (2021). View Interactor Presenter Entity Router (VIPER). Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Tuma, K., Sion, L., Scandariato, R., and Yskout, K. (2020). Automating the Early Detection of Security Design Flaws. In Proceedings of the 23rd ACM/IEEE International Conference on Model Driven Engineering Languages and Systems, pages 332–342.

Unimed-Federação-RS (2020). Quero Consulta Unimed. Disponível em: [link]. Acessado: em Fevereiro/2023.

Venkatesh, A. and Eastaff, M. S. (2018). A Study of Data Storage Security Issues in Cloud Computing. International Journal of Scientific Research in Computer Science, Engineering and Information Technology, 3(1):1741–1745.

Wildenbos, G. A., Jaspers, M. W., Schijven, M. P., and Dusseljee-Peute, L. (2019). Mobile health for older adult patients: Using an aging barriers framework to classify usability problems. International journal of medical informatics, 124:68–77.

Zhou, L., Bao, J., Setiawan, I. M. A., Saptono, A., and Parmanto, B. (2019). The mHealth App Usability Questionnaire (MAUQ): Development and Validation Study. JMIR mHealth and uHealth, 7(4):e11500.

Downloads

Published

2023-05-27

Como Citar

E. Quincozes, V., E. Quincozes, S., Kreutz, D., B. Mansilha, R., & F. Kazienko, J. (2023). Sistema de Informação para Agendamento 4.0: Caracterização, UX e LGPD. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 16(1), 5:1 – 5:31. https://doi.org/10.5753/isys.2023.2832

Issue

Section

Versões estendidas de artigos selecionados