Sistemas de Informação Podem Ajudar no Combate à Corrupção Através de Recursos de Transparência? Mapeamento Sistemático da Literatura

Authors

  • Tadeu Modeira de Classe Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Henrique Prado de Sá Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ronney Moreira de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2023.2868

Keywords:

Corrupção, Mapeamento Sistemático da Literatura, Sistemas de Informação, Transparência

Abstract

Contexto: A corrupção é um problema que segue a evolução da humanidade, nascendo com a sociedade humana e causando sérios problemas globais em relação à desigualdade social, precariedade de serviços públicos e o desgaste da democracia. Neste cenário, a transparência é uma ação necessária contra a corrupção ao fornecer informações mais precisas para que a sociedade possa entender e supervisionar ações governamentais. O acesso público a essas informações coloca os Sistemas de Informação (SIs) como ferramentas capazes de contribuir com a transparência e que, consequentemente, pode auxiliar em ações contra a corrupção. Problema: Contudo, entender, projetar e desenvolver SIs com este propósito é um desafio, uma vez que novos requisitos devem ser satisfeitos. Solução: Portanto, neste artigo, são exploradas pesquisas que ajudem a compreender como os SIs podem ajudar a enfrentar a corrupção, considerando aspectos relacionados à transparência, bem como tecnologias, contextos de aplicação e crimes de corrupção. Metodologia: Para isso, nesta pesquisa foi descrito e usado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL). Resultados: Na etapa de busca, foram encontrados 129 estudos primários. Após a aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 15 artigos. Os resultados apontam para tecnologias e características que possuem potenciais para compor estes SIs como, dados abertos e privacidade, rastreabilidade de informação, disponibilidade de dados, dados em tempo real e accountability. Contribuições para SI: Assim, este estudo apresenta contribuições para a área de SI ao identificar aspectos para projetar SIs focados no combate à corrupção, enfatizando o suporte à transparência da informação. Ademais, além da relevância social do tema, esta pesquisa está alinhada aos GranDSI-BR 2016-2026.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[Abreu e Classe 2021] Abreu, V. S. e Classe, T. M. (2021). Análise dos principais crimes de corrupção no brasil: Uma busca sistemática pelo google trends. RelaTe-DIA, 14(1):1–17.

[Akaba et al. 2020] Akaba, T. I., Norta, A., Udokwu, C., e Draheim, D. (2020). A framework for the adoption of blockchain-based e-procurement systems in the public sector: A case study of nigeria. Responsible Design, Implementation and Use of Information and Communication Technology, 12066:3.

[Alshamsi et al. 2019] Alshamsi, O., Ameen, A., Isaac, O., Khalifa, G., e Bhumic, A. (2019). Examining the impact of dubai smart government characteristics on user satisfaction. Int. J. Recent Technol. Eng, 8(2S10):319–327.

[Ameen e Ahmad 2013] Ameen, A. B. e Ahmad, K. (2013). A conceptual framework of financial information systems to reduce corruption. Journal of Theoretical & Applied Information Technology, 54(1):59–72.

[Aminah et al. 2018] Aminah, S., Ditari, Y., Kumaralalita, L., Hidayanto, A. N., Phusavat, K., e Anussornnitisarn, P. (2018). E-procurement system success factors and their impact on transparency perceptions: perspectives from the supplier side. Electronic Government, an International Journal, 14(2):177–199.

[Araujo e Taher 2014] Araujo, R. e Taher, Y. (2014). Refining it requirements for government-citizen co-participation support in public service design and delivery. In Conference for E-Democracy and Open Government, volume 1, p. 61–72, Krems. DonauUniversität Krems.

[Araujo et al. 2013] Araujo, R., Taher, Y., Heuvel, W.-J. v. d., e Cappelli, C. (2013). Evolving government-citizen ties in public service design and delivery. In Electronic Government and Electronic Participation-Joint Proceedings of Ongoing Research of IFIP EGOV and IFIP ePart 2013, p. 19–26, Bonn. Gesellschaft für Informatik eV.

[Aziz et al. 2012] Aziz, N. M., Salleh, H., e Mustafa, N. K. F. (2012). People critical success factors (csfs) in information technology/information system (it/is) implementation. Journal of Design+ Built, 5(1).

[Barreto et al. 2018] Barreto, P., Salgado, L., e Viterbo, J. (2018). Transparency communication strategies in human-data interaction. In Proceedings of the XIV Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI’18, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

[Basili 1992] Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the goal/question/metric paradigm. Technical Report CS-TR-2956, UMIACS-TR-92-9, University of Maryland.

[Bertot et al. 2010] Bertot, J. C., Jaeger, P. T., e Grimes, J. M. (2010). Using icts to create a culture of transparency: E-government and social media as openness and anti-corruption tools for societies. Government information quarterly, 27(3):264–271.

[Biason e Livianu 2019] Biason, R. C. e Livianu, R. (2019). A corrupção na História do Brasil. Mackenzie, São Paulo.

[Borowiak 2011] Borowiak, C. T. (2011). Accountability and democracy: The pitfalls and promise of popular control. Oxford University Press, Oxford.

[Boscarioli et al. 2017] Boscarioli, C., Araujo, R. M., e Maciel, R. S. P. (2017). I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016-2026. Brazilian Computer Society (SBC), Rio Grande do Sul.

[Brei 1996] Brei, Z. A. (1996). A corrupção: causas, consequências e soluções para o problema. Brazilian Journal of Public Administration, 30(3):103–a.

[Brusca et al. 2018] Brusca, I., Manes Rossi, F., e Aversano, N. (2018). Accountability and transparency to fight against corruption: an international comparative analysis. Journal of Comparative Policy Analysis: Research and Practice, 20(5):486–504.

[Cappelli e Leite 2008] Cappelli, C. e Leite, J. (2008). Transparência de processos organizacionais. II Simpósio Internacional de Transparência nos Negócios, Universidade Federal Fluminense, LATEC, Niterói, RJ, Brasil.

[Chung e Leite 2009] Chung, L. e Leite, J. C. S. d. P. (2009). On non-functional requirements in software engineering. In Conceptual modeling: Foundations and applications, p. 363–379. Springer.

[Chvalkovská et al. 2010] Chvalkovská, J., Marková, K., e Skuhrovec, J. (2010). The e-government tools as democracy watchdogs: Public e-procurement in the czech republic. In ICEG2006-Proceedings of the 6th International Conference on e-Government: ICEG2006, p. 193, Cape Town. Academic Conferences Limited.

[Classe et al. 2022] Classe, T. M. d., Sousa, H. P. d. S., e Castro, R. M. (2022). How could information systems support transparency to face corruption? systematic mapping of the literature. In XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

[Cockcroft 2012] Cockcroft, L. (2012). Global corruption: Money, power and ethics in the modern world. Bloomsbury Publishing, London.

[Cunha Filho 2004] Cunha Filho, M. C. (2004). O que sabemos sobre transparência pública? uma revisão bibliográfica das abordagens normativas, conceitualistas e empírica. Revista da CGU, 10(16):20.

[Cysneiros e Leite 2020] Cysneiros, L. M. e Leite, J. C. S. d. P. (2020). Non-functional requirements orienting the development of socially responsible software. In Enterprise, Business-Process and Information Systems Modeling, p. 335–342. Springer.

[Dachyar e Karenina 2020] Dachyar, M. e Karenina, F. (2020). E-procurement process reengineering for prohibiting the corruption initiatives by proposing a real-time and integrated bidding solution. In 2nd African International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, IEOM 2020, p. 829–840, Harare. IEOM Society.

[Damm et al. 2019] Damm, I. A., Shchedrin, N. V., Ronzhina, O. V., Akunchenko, E. A., e Korkhov, A. V. (2019). Anti-corruption potential of openness and accessibility of municipal legal acts. Journal of the Siberian Federal University. Humanitarian sciences, 12(3):378–391.

[Delima e Dachyar 2020] Delima, P. M. e Dachyar, M. (2020). Advancing the e-tendering information system to counter corruption by proposing anti-corruption smart tools. In 2020 3rd International Conference on Applied Engineering (ICAE), p. 1–8, Batam. IEEE.

[Dias et al. 2021] Dias, R., Cardoso, H., Cruz, E. F., e da Cruz, A. R. (2021). A blockchain-based platform for reliably tracing political contacts. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), p. 1–6, Chaves. IEEE.

[Dumisa e Amao 2015] Dumisa, S. e Amao, O. B. (2015). The utility of moral philosophy and professional ethics in the fight against corruption in south africa: any role for ubuntu? Ubuntu: Journal of Conflict and Social Transformation, 4(1):85–111.

[Dupuy e Neset 2018] Dupuy, K. e Neset, S. (2018). The cognitive psychology of corruption. Micro-level Explanations for Unethical Behavior, U4, U4(2018:3):2.

[Fantaye 2004] Fantaye, D. K. (2004). Fighting corruption and embezzlement in third world countries. The Journal of criminal law, 68(2):170–176.

[Filgueiras 2009] Filgueiras, F. (2009). A tolerância à corrupção no brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Opinião Pública, 15:386–421.

[Fleiss et al. 2013] Fleiss, J. L., Levin, B., e Paik, M. C. (2013). Statistical methods for rates and proportions. john wiley & sons, New Jersey.

[Gangadharan e Swami 2004] Gangadharan, G. R. e Swami, S. N. (2004). Business intelligence systems: design and implementation strategies. In 26th International Conference on Information Technology Interfaces, 2004., p. 139–144. IEEE.

[GER-PUC 2010] GER-PUC (2010). Grupo de engenharia de software – puc-rio. Disponível em: , Acessado em 25/08/2022.

[Ghazanfar e May 2000] Ghazanfar, S. e May, K. S. (2000). Third world corruption: A brief survey of the issues. The Journal of Social, Political, and Economic Studies, 25(3):351.

[Gildenhuys 2004] Gildenhuys, J. S. H. (2004). Ethics and professionalism: The battle against public corruption. African Sun Media.

[Giurge et al. 2021] Giurge, L. M., van Dijke, M., Zheng, M. X., e De Cremer, D. (2021). Does power corrupt the mind? the influence of power on moral reasoning and self-interested behavior. The Leadership Quarterly, 32(4):101288.

[Godoi 2022] Godoi, C. E. T. (2022). The theoretical complexity of corruption. Advances in Sociology Research, p. 1.

[Gomes et al. 2018] Gomes, W., Amorim, P. K. D. F., e Almada, M. P. (2018). Novos desafios para a ideia de transparência pública. E-Compós, 21(2):1–21.

[Gritzalis et al. 2019] Gritzalis, A., Tsohou, A., e Lambrinoudakis, C. (2019). Transparency-enabling information systems: trust relations and privacy concerns in open governance. International Journal of Electronic Governance, 11(3-4):310–332.

[Hinds et al. 2020] Hinds, J., Williams, E. J., e Joinson, A. N. (2020). “it wouldn’t happen to me”: Privacy concerns and perspectives following the cambridge analytica scandal. International Journal of Human-Computer Studies, 143:102498.

[Hodess 2004] Hodess, R. (2004). Introduction to political corruption. Transparency International: Global Corruption Report 2004.

[Imtiaz e Rahman 2014] Imtiaz, A. e Rahman, M. S. (2014). Integrated land information system: To ensure the transparency and availability of information, in context of bangladesh. In 2014 International Conference on Electrical Engineering and Information & Communication Technology, p. 1–5, Dhaka. IEEE.

[Jancsics 2014] Jancsics, D. (2014). Interdisciplinary perspectives on corruption. Sociology Compass, 8(4):358–372.

[Johri e Nair 2011] Johri, A. e Nair, S. (2011). The role of design values in information system development for human benefit. Information Technology & People, 24(3):281–302.

[Key 1935] Key, V. O. (1935). The techniques of political graft in the United States. The University of Chicago, Chicago.

[Khan et al. 2021] Khan, A., Krishnan, S., e Dhir, A. (2021). Electronic government and corruption: Systematic literature review, framework, and agenda for future research. Technological Forecasting and Social Change, 167:120737.

[Kitchenham e Charters 2007] Kitchenham, B. e Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report Tech. Rep. EBSE-2007-01, Keele University, Keele.

[Kumari et al. 2021] Kumari, K., Abbas, J., Rashid, S., et al. (2021). Role of corporate social responsibility in corporate reputation via organizational trust and commitment. Reviews of Management Sciences, 3(2):42–63.

[Kwan et al. 2021] Kwan, D., Cysneiros, L. M., e Leite, J. C. S. d. P. (2021). Towards achieving trust through transparency and ethics. In 2021 IEEE 29th International Requirements Engineering Conference (RE), p. 82–93. IEEE.

[Landis e Koch 1977] Landis, J. R. e Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. biometrics, 33(1):159–174.

[Leal et al. 2011] Leal, A. L. d. C., Sousa, H. P., Leite, J. C. S. d. P., e Braga, J. L. (2011). Transparência aplicada a modelos de negócio. In CIbSE, p. 321–332.

[Leite e Cappelli 2010] Leite, J. C. S. d. P. e Cappelli, C. (2010). Software transparency. Business & Information Systems Engineering, 2(3):127–139.

[Line et al. 2006] Line, M. B., Nordland, O., Røstad, L., e Tøndel, I. A. (2006). Safety vs security? In PSAM Conference, New Orleans, USA. sn.

[Lyke e Jickling 2002] Lyke, B. e Jickling, M. (2002). Worldcom: The accounting scandal. In Congressional Research Service Report for Congress, August, volume 29, p. 1–6.

[Mamedova 2022] Mamedova, N. A. (2022). Evaluation of information support of national contract systems for the period of 2015-2018. International Journal of Procurement Management, 15(2):182–200.

[Mistry 2012] Mistry, J. J. (2012). The role of egovernance in mitigating corruption. Accounting and the Public Interest, 12(1):137–159.

[MPF 2021] MPF (2021). Ministério público federal. Portal do Combate à Corrupção do MPF. Disponível em: [link], Acessado em 28/10/2021.

[Mutula e Wamukoya 2009] Mutula, S. e Wamukoya, J. M. (2009). Public sector information management in east and southern africa: Implications for foi, democracy and integrity in government. International journal of information management, 29(5):333–341.

[Neves 2013] Neves, O. M. d. C. (2013). Evolução das políticas de governo aberto no brasil. In VI Congresso CONSAD de Gestão Pública, p. 1–21, Brasília. CONSAD.

[Nunes et al. 2017] Nunes, V., Cappelli, C., e Ralha, C. G. (2017). Transparency in Information Systems, p. 73–89. Brazilian Computer Society(SBC), Rio Grande do Sul.

[Nye 1967] Nye, J. S. (1967). Corruption and political development: A cost-benefit analysis. American political science review, 61(2):417–427.

[OECD 2003] OECD (2003). The e-government imperative. OECD Publishing. Organisation for Economic Co-operation and Development.

[Paula et al. 2011] Paula, M., Ribeiro, F., Chaves, M., Rodrigues, S., e Souza, J. (2011). A visualização de informação e a transparência de dados públicos. In Anais do VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, p. 384–395, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

[Pope 2007] Pope, J. D. (2007). The third phase in the fight against corruption: Implementation and comparative administrative ethics. Public Integrity, 10(1):75–83.

[Samuel 2010] Samuel, Y. (2010). Organizational pathology: Life and death of organizations. Transaction publishers.

[Santos et al. 2007] Santos, C. M. d. C., Pimenta, C. A. d. M., e Nobre, M. R. C. (2007). A estratégia pico para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15:508–511.

[Santos Leite et al. 2021] Santos Leite, B. M., Nishijima, M., Sarti, F. M., e Chaim, M. L. (2021). An analysis of the siclom information system employing misuse case diagrams. Health Policy and Technology, 10(4):100576.

[Silva et al. 2019] Silva, Á. V., Oliveira, P. H. L., Costa, H. H. A. X., e Júnior, P. A. P. (2019). Convênios e contratos de repasse do governo federal: Uma análise comparativa das aplicações fiscalizabr e sisconv. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 12(2):60–88.

[Sladic et al. 2021] Sladic, G., Milosavljevic, B., Nikolic, S., Sladic, D., e Radulovic, A. (2021). A blockchain solution for securing real property transactions: A case study for serbia. ISPRS International Journal of Geo-Information, 10(1):35.

[Sousa e Leite 2017] Sousa, H. P. d. S. e Leite, J. C. S. d. P. (2017). Toward an organizational alignment modeling language: the human resource competency perspective. In 2017 IEEE 19th conference on business informatics (CBI), volume 1, p. 277–286. IEEE.

[TI 2020] TI (2020). Índice de percepção da corrupção 2020. Transparência Internacional. Disponível em: [link], Acessado em 06/10/2021.

[Wahid e Sein 2014] Wahid, F. e Sein, M. K. (2014). Steering institutionalization through institutional work: The case of an eprocurement system in indonesian local government. In 2014 47th Hawaii International Conference on System Sciences, p.4264–4274, Hawaii. IEEE.

[Yadav 1983] Yadav, S. B. (1983). Determining an organization’s information requirements: A state of the art survey. ACM SIGMIS Database: the DATABASE for Advances in Information Systems, 14(3):3–20.

[Zaffaroni 1990] Zaffaroni, E. R. (1990). La corrupción; su perspectiva lationoamericana. Criminologia crítica. Belém, Edições Cejup, 1(1):1.

[Zhang e Zhang 2009] Zhang, J. e Zhang, Z. (2009). Applying e-government information system for anti-corruption strategy. In 2009 International Conference on Management of e-Commerce and e-Government, p. 112–115, Nanchang. IEEE.

Downloads

Published

2023-04-06

Como Citar

Modeira de Classe, T., Prado de Sá Sousa, H., & Moreira de Castro, R. (2023). Sistemas de Informação Podem Ajudar no Combate à Corrupção Através de Recursos de Transparência? Mapeamento Sistemático da Literatura. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 16(1), 4:1 – 4:33. https://doi.org/10.5753/isys.2023.2868

Issue

Section

Versões estendidas de artigos selecionados