Estratégia de Análise Quantitativa para Revisão de Pré-requisitos em uma Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Authors

  • Luciano Antonio Digiampietri Universidade de São Paulo
  • Marcelo de Souza Lauretto Universidade de São Paulo
  • Fábio Nakano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2016.309

Abstract

Dentre as estratégias de gerenciamento de um curso superior de qualidade, a atualização da estrutura curricular e dos pré-requisitos entre disciplinas podem contribuir para o melhor preparo do aluno para os desafios da vida profissional, bem como diminuir as taxas de reprovação e evasão. Este artigo apresenta uma estratégia de análise quantitativa de associação entre disciplinas, visando a identificar potenciais necessidades de revisões nos pré-requisitos adotados no Projeto Pedagógico do Curso. Por ser baseada exclusivamente nos históricos acadêmicos dos estudantes, a estratégia é facilmente replicável em quaisquer cursos e universidades, e tem auxiliado na alteração de alguns pré-requisitos no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da USP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Luciano Antonio Digiampietri possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Desde abril de 2008 é professor pesquisador no Bacharelado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Biologia Computacional, Bancos de Dados e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: workflows científicos, bioinformática, proveniência de dados, composição automática de serviços, rastreabilidade de experimentos e algoritmos.

Downloads

Published

2016-07-27

Como Citar

Digiampietri, L. A., Lauretto, M. de S., & Nakano, F. (2016). Estratégia de Análise Quantitativa para Revisão de Pré-requisitos em uma Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 9(2). https://doi.org/10.5753/isys.2016.309

Issue

Section

Artigos de Edição Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)