Explorando a Ambidestria Organizacional e Design Thinking na Análise de Processos de Negócio
DOI:
https://doi.org/10.5753/isys.2016.323Abstract
Independente do tamanho, tipo e nicho de mercado, existe uma preocupação crescente por parte das organizações em melhorar seus processos continuamente e adequá-los às expectativas, necessidades e experiência dos clientes. No entanto, apesar da Gestão de Processos de Negócio ser eficiente na análise e melhoria incremental dos processos, pesquisadores afirmam que ela não está suficientemente provida de capacidades e técnicas para explorar oportunidades de fora para dentro. Design Thinking e Ambidestria Organizacional são abordagens que permitem o equilíbrio entre a melhoria da eficiência interna, assim como a análise do meio externo em busca de inovações. Nesse contexto, o objetivo principal dessa pesquisa é investigar como a análise de processo de negócio pode ser realizada para alcançar a melhoria incremental e a exploração de oportunidades futuras. Como resultado, foi elaborado um método que sistematiza a fase de análise de processos por meio do arcabouço metodológico Design Science Research. Além da proposição, foi realizada uma avaliação do método com especialistas a fim de verificar a utilidade e a facilidade de uso percebida. De forma geral, a avaliação do método foi positiva, feedbacks construtivos foram obtidos e, como trabalho futuro, ele será aplicado numa iniciativa de BPM por meio de um estudo de caso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Published
2016-12-29
Como Citar
Santos, H. R. M., & Alves, C. F. (2016). Explorando a Ambidestria Organizacional e Design Thinking na Análise de Processos de Negócio. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 9(4), 101–138. https://doi.org/10.5753/isys.2016.323
Issue
Section
Artigos regulares