Protótipo Funcional de Alta Fidelidade de um Sistema de Agendamento de Refeições para Estudantes e Assistência à Cantina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2024.3780

Keywords:

Sistema de informação, Sistema de gerenciamento, Progressive-web-app, Software de agendamento de refeição

Abstract

No Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra, vários alunos solicitam a refeição escolar por um formulário do Google Forms, plataforma da qual o refeitório depende para monitorar as inscrições, apontando dificuldade nos processos manuais e as funcionalidades não direcionadas. Assim, o objetivo deste trabalho foi a criação de um protótipo para gerir essas demandas e estabelecer maior autonomia para esta instituição. Foram feitos: definição de requisitos e elementos do app, capacitação técnica, construção, testagem e validação profissional. Obteve-se um sistema de alta fidelidade funcional e de design intuitivo, garantindo uma experiência de usuário fluida e tornando realidade uma nova solução para a gerenciamento de pedidos do Refeitório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregório Cândido dos Santos Valadares de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra

Técnico em Informática, bolsista de projetos de extensão e de pesquisa no Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra, possuindo experiência enfatizada em Programação Front-end e Back-end com linguagens PHP, HTML, SQL, entre outros recursos. Co-fundador e co-desenvolvedor do Sistema de Agendamento de Refeição Estudantil e Auxílio ao Refeitório do IFBA Seabra.

Monck Charles Nunes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra

Atualmente Professor EBTT do Instituto Federal da Bahia IFBA, Coordenador do curso Técnico de Informática do Campus Seabra. Foi professor e coordenador do curso Técnico de Informática pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). Atuou como Professor bolsista/CAPES do Curso de Licenciatura em Informática pela UECE/UAB. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Centro Universitário Estácio (2013), Pós-graduando em Gestão de Projetos pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) e, Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Agregando mais 9 anos de pleno desenvolvimento profissional no segmento de TI e 5 anos gerindo o administrativo-financeiro de uma Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica no Ceará.

Nataly de Souza Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra

Técnica em Informática, bolsista de dois projetos de extensão da área de Ciências Exatas e da Terra no Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra, possuindo experiência enfatizada em Programação Back-end com linguagens PHP, HTML, SQL, entre outros recursos. Co-fundadora e co-desenvolvedora do Aplicativo de Agendamento de Refeição Estudantil e Auxílio ao Refeitório do IFBA Seabra.

Referências

Aragão, A., Machado, L., Moreno, N., Viana, D., Silva, F., Sousa, T., Rivero, L., Teles, A., da Conceição, A. F., and Costa, I. (2020). Evoluindo uma aplicação para cidades inteligentes através de avaliação de métricas de qualidade e usabilidade.

Christudas, B. (2019). MySQL.

Converse, T. and Park, J. (2003). PHP: A Bíblia. Alta Books.

Elmasri, R., Navathe, S. B., Pinheiro, M. G., et al. (2005). Sistemas de Banco de Dados. Pearson Prentice Hall, 5ª edição.

Figma (2023). Figma. Disponível em: [link].

Flanagan, D. (2004). JavaScript: O Guia Definitivo. Bookman Editora.

Floyd, C. (1984). A systematic look at prototyping. ACM Computing Surveys, 16(2):149–206.

Gabardo, A. C. (2017). Laravel para Ninjas. Novatec.", logo após "Flanagan, D. (2004). JavaScript: O Guia Definitivo. Bookman Editora.

Gomes, A. S. and Gomes, C. R. A. (2019). Classificação dos tipos de pesquisa em informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2): 45-56.

Heuser, C. A. (2009). Projeto de Banco de Dados. Pearson Prentice Hall.

Hume, D. (2017). Progressive Web Apps. Simon & Schuster.

Kalinowski, M., Escovedo, T., Villamizar, H., and Lopes, H. (2023). Engenharia de Software para Ciência de Dados: Um Guia de Boas Práticas com Ênfase na Construção de Sistemas de Machine Learning em Python. Novatec.

Laravel (2023). Documentação. Disponível em: [link].

MacDonald, M. (2011). HTML5: The Missing Manual. O'Reilly Media.

Marcondes, R. S. (1972). Educação em Saúde na Escola. Saraiva.

Martins, L. E. G. (2001). Uma Metodologia de Elicitação de Requisitos de Software Baseada na Teoria da Atividade. Atlas.

Nonnenmacher, R. F. (2012). Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis. Revista Brasileira de Marketing, 11(4): 90-110.

Oliveira, F. C. S., Freitas, H. R., Ramos, J. L. C., and Diniz, M. R. (2022). Um web app com elementos de u-learning e gamificação voltado ao contexto da pedagogia da alternância. Revista Brasileira de Educação a Distância, 16(3): 301-317.

Paulista, U. E. (2005). Prototipação de software. Disponível em: [link].

Pedraza, D. F., Melo, N. L. S. d., Silva, F. A., and Araujo, E. M. N. (2018). Avaliação do programa nacional de alimentação escolar: Revisão da literatura. Revista Brasileira de Nutrição, 16(1): 22-39.

Pressman, R. S. and Maxim, B. R. (2021). Engenharia de Software-9. McGraw-Hill Education.

Putra, Z. F. F., Ajie, H., and Safitri, I. A. (2021). Designing a user interface and user experience from Piring Makanku application by using Figma application for teens. Journal of Digital Design, 12(4): 78-85.

Ramakrishnan, R. and Gehrke, J. (2003). Database Management Systems. McGraw-Hill Education, 3ª edição.

Silva, M. S. (2019). HTML5: A Linguagem de Marcação que Revolucionou a Web. O'Reilly Media.

Silva, R. P. e. (2000). Suporte ao desenvolvimento e uso de frameworks e componentes. Revista Brasileira de Computação, 22(1): 45-60.

Sommerville, I. and Sawyer, P. (1997). Viewpoints: Principles, problems and a practical approach to requirements engineering. ACM Computing Surveys, 29(1): 53-72.

Tandel, S. and Jamadar, A. (2018). Impact of progressive web apps on web app development. International Journal of Web Engineering and Technology, 13(2): 125-137.

Teodosio, S. d. S., Parente, D. P., and Alves, F. R. V. (2021). As tecnologias da informação e comunicação como possibilidade para a gestão da informação no âmbito da política de assistência estudantil. Revista Brasileira de Tecnologia da Informação, 9(3): 101-113.

Tidd, J. and Bessant, J. (2015). Gestão da Inovação-5. Pearson.

Wazlawick, R. (2019). Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. Novatec.

Wessel, M., Thies, F., and Benlian, A. (2022). The role of prototype fidelity in technology crowdfunding. Journal of Business Research, 45(1): 92-104.

Downloads

Published

2024-12-27

Como Citar

dos Santos Valadares de Almeida, G. C., Charles Nunes de Albuquerque, M., & de Souza Cunha, N. (2024). Protótipo Funcional de Alta Fidelidade de um Sistema de Agendamento de Refeições para Estudantes e Assistência à Cantina. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 17(1), 15:1 – 15:22. https://doi.org/10.5753/isys.2024.3780

Issue

Section

Artigos regulares