Análise do Temperamento e Percepção do Suporte Social em Redes Sociais Online
DOI:
https://doi.org/10.5753/isys.2024.3880Keywords:
Análise de Sentimentos, Mineração de Texto, Redes Sociais Online, Modelos Não-Supervisionados, Percepção de Suporte Social, ESSS, TemperamentoAbstract
Este estudo propõe um método para contrastar o comportamento de um usuário das redes sociais online X e Instagram com a sua percepção de suporte social e temperamento, medidos por meio de questionários. Foi proposto um modelo não-supervisionado para classificação da polaridade das postagens que obteve resultados superiores aos modelos Vader e SentiStrength. Para contrastar os resultados dos questionários com o comportamento do usuário no X e Instagram, foram realizadas análises de gráficos e tabelas, calculadas medidas de correlação de Pearson e Ponto-Bisserial e conduzida uma ANOVA. Os resultados da análise de contrastes forneceram informações úteis para entender a relação entre o real e o \textit{online}, complementando as informações obtidas por meio de questionários.
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