O papel do Projetão UFPE na educação para a inovação e empreendedorismo no ecossistema de inovação de Pernambuco
Keywords:
Educação para a inovação e empreendedorismo, Empreendedorismo early stage, Problem–solution fitAbstract
Este artigo analisa a contribuição da disciplina “Projetão”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para o fortalecimento do movimento inovador e empreendedor do ecossistema de inovação de Pernambuco. A disciplina foi criada para atender aos desafios de aprendizagem da etapa inicial do processo de inovação, com foco na identificação e validação de problemas e soluções (problem–solution fit). Desde sua criação, mais de 2.500 estudantes de graduação participaram da disciplina, resultando na inserção de diversos projetos em ambientes locais de incubação, como o Parque Tec e o Porto Digital, além da consolidação de 22 startups. Sua metodologia já foi replicada por sete universidades brasileiras e reconhecida por empresários e agentes do ecossistema local, destacando-se como um instrumento estratégico de articulação entre universidade e ambiente regional de inovação.
Downloads
Referências
ANDREESSEN, Marc. The only thing that matters. Disponível em: https://pmarchive.com/guide_to_startups_part4.html. 2007. Acesso em: 20 maio 2025.
BLANK, Steve. The four steps to the epiphany: successful strategies for products that win. 2. ed. Pescadero: K&S Ranch, 2005.
CASTILLO, L. A. G.; SOUZA, J. R. de; GÓMEZ, C. R. P.; PAIVA JÚNIOR, F. G. de. Uso da metodologia challenge-based learning na educação para o empreendedorismo. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 8, e6773, 2024. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n8-141
CLARK, Delwyn N. et al. Entrepreneurial education: an entrepreneurial ecosystem approach. Journal of Management & Organization, v. 27, n. 4, p. 694–714, 2021.
MAURYA, Ash. Running lean: iterate from plan A to a plan that works. 2. ed. Sebastopol: O’Reilly Media, 2012.
NASCIMENTO JÚNIOR, E. R. do. A disciplina “Projetão”: história, papel e relevância para o ecossistema de tecnologia da informação e comunicação do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010.
RIES, Eric. The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business, 2011.
WANG, X. H. et al. The effect of entrepreneurship education on entrepreneurial intention: mediation of entrepreneurial self-efficacy and moderating model of psychological capital. Sustainability, v. 15, n. 3, p. 2562, 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
