O papel do Projetão UFPE na educação para a inovação e empreendedorismo no ecossistema de inovação de Pernambuco
Keywords:
Educação para a inovação e empreendedorismo, Empreendedorismo early stage, Problem–solution fitAbstract
Este artigo analisa a contribuição da disciplina “Projetão”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para o fortalecimento do movimento inovador e empreendedor do ecossistema de inovação de Pernambuco. A disciplina foi criada para atender aos desafios de aprendizagem da etapa inicial do processo de inovação, com foco na identificação e validação de problemas e soluções (problem–solution fit). Desde sua criação, mais de 2.500 estudantes de graduação participaram da disciplina, resultando na inserção de diversos projetos em ambientes locais de incubação, como o Parque Tec e o Porto Digital, além da consolidação de 22 startups. Sua metodologia já foi replicada por sete universidades brasileiras e reconhecida por empresários e agentes do ecossistema local, destacando-se como um instrumento estratégico de articulação entre universidade e ambiente regional de inovação.
Descargas
Citas
ANDREESSEN, Marc. The only thing that matters. Disponível em: https://pmarchive.com/guide_to_startups_part4.html. 2007. Acesso em: 20 maio 2025.
BLANK, Steve. The four steps to the epiphany: successful strategies for products that win. 2. ed. Pescadero: K&S Ranch, 2005.
CASTILLO, L. A. G.; SOUZA, J. R. de; GÓMEZ, C. R. P.; PAIVA JÚNIOR, F. G. de. Uso da metodologia challenge-based learning na educação para o empreendedorismo. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 8, e6773, 2024. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n8-141
CLARK, Delwyn N. et al. Entrepreneurial education: an entrepreneurial ecosystem approach. Journal of Management & Organization, v. 27, n. 4, p. 694–714, 2021.
MAURYA, Ash. Running lean: iterate from plan A to a plan that works. 2. ed. Sebastopol: O’Reilly Media, 2012.
NASCIMENTO JÚNIOR, E. R. do. A disciplina “Projetão”: história, papel e relevância para o ecossistema de tecnologia da informação e comunicação do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010.
RIES, Eric. The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business, 2011.
WANG, X. H. et al. The effect of entrepreneurship education on entrepreneurial intention: mediation of entrepreneurial self-efficacy and moderating model of psychological capital. Sustainability, v. 15, n. 3, p. 2562, 2023.

