Habitats de Inovação para Economia Criativa: Um Estudo sobre os Principais Aspectos de Incubadoras de Economia Criativa no Brasil
Keywords:
Economia Criativa, Incubadoras, Habitats de inovação, Inovação, EmpreendedorismoAbstract
Este artigo tem como objetivo identificar as principais características de operação de incubadoras voltadas para empreendimentos da economia criativa, levantando pontos mais relevantes que as diferenciam de outros modelos de incubação. Para executar o objetivo proposto, foram analisadas incubadoras de economia criativa em funcionamento no Brasil, a seleção de alguns modelos e a identificação de características comuns de atuação entre eles. A pesquisa é de natureza exploratória, com uma abordagem qualitativa e o desenho metodológico está fundamentado em estudos de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e observação direta no espaço das incubadoras. O resultado alcançado consiste no levantamento de um conjunto de atributos operacionais executados nas incubadoras pesquisadas, além da interpretação e análise de pontos fortes e fracos do processo de incubação, destacando boas práticas. Observou-se ainda, como característica comum: o tratamento humanizado, tendo em vista a intangibilidade do trabalho intelectual criativo; a busca pelo desenvolvimento sustentável, que consiga garantir a subsistência independente de apoios e investimentos públicos, uma vez que empreendimentos culturais habitualmente buscam editais públicos para sua manutenção; e, por fim, a ressignificação de modelos de incubação, amplamente usados com negócios tradicionais, tendo em vista a abordagem direcionada para empreendimentos da economia criativa.
Descargas
Citas
ANPROTEC; MCTI. Estudo, Análise e Proposições sobre as Incubadoras de Empresas no Brasil – relatório técnico. – Brasília: ANPROTEC, 2012.
______. Perguntas frequentes [2018]. Disponível em: <http://anprotec.org.br/site/sobre/incubadoras-e-parques/perguntas-frequentes/>. Acesso em: 30 de maio 2019.
ARANHA, J. A. S. Mecanismos de geração de empreendimentos inovadores: mudança na organização e na dinâmica dos ambientes e o surgimento de novos atores. [2016]. Disponível em: <http://anprotec.org.br/site/ebooks/mecanismos-de-geracao-de-empreendimentos-inovadores/>. Acesso em 16 de out. 2018.

