Fortalecendo a cultura empreendedora e os negócios de impacto social: uma proposta de programa de extensão para instituições de ensino superior
Keywords:
Negócios de Impacto Social, Cultura Empreendedora, Extensão Universitária, Universidade Empreendedora, InovaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar um modelo de programa de extensão universitária que possibilite o fortalecimento da cultura empreendedora entre os estudantes do ensino superior, em especial no que tange à inovação e ao empreendedorismo social por meio da promoção dos negócios de impacto social. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, a fim de levantar a situação atual sobre o fomento da cultura empreendedora e dos negócios de impacto social por meio da extensão universitária para definir e traçar uma proposta de modelo para aplicação futura. Como resultado, apresenta-se um conjunto de guidelines que orientam instituições de ensino superior para implementação de um programa de extensão focado na disseminação da cultura empreendedora, na promoção dos negócios de impacto social e no fortalecimento do sistema local de inovação. O trabalho propõe um conjunto de ações estruturadas para desenvolver graduandos conectados com as necessidades do mundo atual, fornecendo ferramental para que possam inovar e empreender em qualquer cenário. Baseado na Quíntupla Hélice, busca-se fortalecer a cultura empreendedora, o sistema local de inovação, o desenvolvimento sustentável e o empoderamento de jovens e comunidades.
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