Modelo Computacional Distribuı́do em Ambiente Multijogador Massivo Online de Tempo Real

Authors

  • Anderson S. Carapiá Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) / Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Márcio R. B. Soussa Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) / Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Leonardo S. A. da Silva Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2024.2392

Keywords:

Jogos Online, Sistemas Distribuídos, Arquitetura de Rede, Otimização

Abstract

O universo de jogos digitais vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos, e dentre os vários estilos destacam-se, principalmente, aqueles que são multijogador. De uma forma geral, estes jogos dependem de infraestruturas complexas de servidores online espalhados ao redor do planeta para atender e distribuir as informações de seus jogadores. Isso implica, além de atrasos decorrentes da própria distância geográfica entre jogador e servidor, na dependência de disponibilidade deste último. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para os problemas citados, através de técnicas de comunicação em grupo sobre sistemas distribuı́dos, trazendo a experiência de jogo mais próxima para os usuários, sem perder o aspecto Multijogador Massivo Online (MMO) do mesmo. Em um dos testes realizados, por meio do protótipo desenvolvido e apresentado neste trabalho, foi possı́vel notar a redução no tempo de troca das mensagens, de aproximadamente 262 ms (106 + 156 ms) para aproximadamente 190 ms, um ganho em torno de 27%.

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Referências

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Published

2024-12-30

Como Citar

S. Carapiá, A., R. B. Soussa, M., & S. A. da Silva, L. (2024). Modelo Computacional Distribuı́do em Ambiente Multijogador Massivo Online de Tempo Real. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 22(1), 137–145. https://doi.org/10.5753/reic.2024.2392

Issue

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Artigos