Modelo Computacional Distribuı́do em Ambiente Multijogador Massivo Online de Tempo Real
DOI:
https://doi.org/10.5753/reic.2024.2392Keywords:
Jogos Online, Sistemas Distribuídos, Arquitetura de Rede, OtimizaçãoAbstract
O universo de jogos digitais vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos, e dentre os vários estilos destacam-se, principalmente, aqueles que são multijogador. De uma forma geral, estes jogos dependem de infraestruturas complexas de servidores online espalhados ao redor do planeta para atender e distribuir as informações de seus jogadores. Isso implica, além de atrasos decorrentes da própria distância geográfica entre jogador e servidor, na dependência de disponibilidade deste último. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para os problemas citados, através de técnicas de comunicação em grupo sobre sistemas distribuı́dos, trazendo a experiência de jogo mais próxima para os usuários, sem perder o aspecto Multijogador Massivo Online (MMO) do mesmo. Em um dos testes realizados, por meio do protótipo desenvolvido e apresentado neste trabalho, foi possı́vel notar a redução no tempo de troca das mensagens, de aproximadamente 262 ms (106 + 156 ms) para aproximadamente 190 ms, um ganho em torno de 27%.
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