Desenvolvimento de Ferramenta Computacional Para o Ensino e Aprendizagem do Cálculo Numérico

Authors

  • Victor de Almeida Vieira Instituto Politécnico – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lis Custódio Instituto de Matemática e Estatística - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2024.3714

Keywords:

Cálculo numérico, CN Visual, Ferramenta computacional

Abstract

O cálculo numérico é uma disciplina presente na grade curricular de grande parte dos cursos de graduação em ciências exatas. A disciplina consiste no estudo e aplicação de métodos numéricos para aproximação de, entre outos tópicos, raízes, interpolação e integrais de funções, e soluções de sistemas de equações. Esse trabalho tem como proposta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que auxilie no ensino e na aprendizagem do cálculo numérico. A ferramenta, batizada de ”CN Visual”, foi desenvolvida na forma de um aplicativo web, que pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet, sem a necessidade de instalação. Visando uma maior interação do usuário com a ferramenta, foram implementadas funcionalidades que permitem a manipulação dos dados de entrada, controle dos elementos gráficos e animações que possibilitam uma melhor compreensão dos métodos expostos. A ferramenta proposta foi avaliada por meio de um estudo realizado com possíveis usuários, o qual apresentou resultados positivos em relação a usabilidade, facilidade de aprendizagem e satisfação do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brezinski, C. and Wuytack, L. (2001). Numerical Analysis: Historical Developments in the 20th Century. Elsevier, Amsterdam.

Chang, W., Cheng, J., Allaire, J. J., Sievert, C., Schloerke, B., Xie, Y., Allen, J., McPherson, J., Dipert, A., and Borges, B. (2021). shiny: Web Application Framework for R.

Das, K., Singh, R., and Mishra, S. C. (2013). Numerical analysis for determination of the presence of a tumor and estimation of its size and location in a tissue. Journal of Thermal Biology, 38(1):32–40.

Gantes, C., Connor, J., and Logcher, R. (1991). Combining numerical analysis and engineering judgment to design deployable structures. Computers & Structures, 40(2):431–440.

Judd, K. L. (1998). Numerical methods in economics. MIT Press, Cambridge, Mass.

Laudares, J. B. and Lachini, J. (2000). O uso do computador no ensino de matemática na graduação. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 23.

Losinskas, L., Silva, E. J. G. D., Blass, L., and Bihain, A. L. J. (2020). USO DE SOFTWARE ESCRITO EM LINGUAGEM JAVA NO ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 10(1). Section: Artigos.

Neto, J. C. and Imamura, M. M. (2005). Uma Abordagem dos Tipos de Ferramentas Computacionais Utilizados para Auxiliar o Processo Ensino e Aprendizagem da Matemática. CEFET-PR (Monografia).

Nielsen, J. and Mack, R. L., editors (1994). Usability inspection methods. Wiley, New York.

Potts, D. (2002). Guidelines for the use of advanced numerical analysis. Thomas Telford; ASCE Press, London : Distributed by Reston, VA.

R Core Team (2021). R: A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria.

Ruggiero, M. and da Rocha Lopes, V. (1996). Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. Pearson Makron Books.

Downloads

Published

2024-12-17

Como Citar

Vieira, V. de A., & Custódio, L. (2024). Desenvolvimento de Ferramenta Computacional Para o Ensino e Aprendizagem do Cálculo Numérico. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 22(1), 119–127. https://doi.org/10.5753/reic.2024.3714

Issue

Section

Artigos